Amparar e orientar: uma leitura psicanalítica do símbolo das Apaes

Autores

  • Lucas Franco Gonçalves
  • Rafaela Viana Silva
  • Sheila Cristina Ferreira
  • Ricardo Luiz Alves Pimenta

Resumo

Este artigo revisitou o significado do símbolo das Apaes. Para isso, utilizou-se de uma leitura psicanalítica, articulando-a com os conceitos de autogestão e de autodefesa na prática institucional e familiar, junto à pessoa adulta com deficiência intelectual e múltipla. Caracterizou-se a missão, a filosofia e o público-alvo de uma Apae. Definiu-se o conceito de deficiência intelectual e múltipla e as suas áreas de apoio, de acordo com a AADID. Utilizou-se os métodos de revisão bibliográfica e o relato de experiência de estágio curricular em psicologia da Faculdade UNA/Divinópolis. O estágio se realizou no ano de 2018, na Apae de Divinópolis/MG, junto às pessoas adultas com deficiência intelectual e múltipla, extensivo às famílias. O artigo confirmou a importância do resgate do símbolo das Apaes para uma reflexão crítica e atual, no que tange ao desafio de atuar entre a mão que ampara e a mão que orienta, no trabalho desenvolvido junto aos adultos com deficiência intelectual e múltipla e a importância da atividade realizada com as famílias.

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Publicado

2020-04-08

Como Citar

Franco Gonçalves, L., Viana Silva, R., Cristina Ferreira, S., & Luiz Alves Pimenta, R. (2020). Amparar e orientar: uma leitura psicanalítica do símbolo das Apaes. Apae Ciência, 11(1). Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/153

Edição

Seção

Artigos