Efeitos do uso de recursos de baixa tecnologia assistiva para crianças com paralisia cerebral no contexto da educação infantil

Autores

  • Fabiana da Silva Zuttin Cavalcante
  • Cláudia Maria Simões Martinez

Resumo

Os recursos de tecnologia assistiva têm auxiliado as crianças com paralisia cerebral na realização das atividades cotidianas, para minimizarem as alterações decorrentes da desordem do tônus muscular e da postura. Se por um lado tais desordens podem levá-las a apresentarem dificuldades em realizar atividades lúdicas no contexto escolar, por outro, é possível criar um ambiente facilitador pelo uso de recursos de tecnologia assistiva de baixo custo. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo descrever os efeitos do uso dos recursos de baixa tecnologia assistiva para uma criança com paralisia cerebral do tipo espástica no contexto escolar da educação infantil, a partir do diagnóstico das necessidades, calcado na percepção do professor e na elaboração e implementação de um conjunto de estratégias para favorecer a brincadeira. Participaram deste estudo uma criança com o diagnóstico de Paralisia Cerebral, do tipo espástica, matriculada no ensino regular privado da Educação Infantil, de uma cidade de médio porte do estado de São Paulo e seu respectivo professor. Foi realizado um delineamento do tipo A-B. Empregou-se a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) para aferir problemas de desempenho envolvidos no ato de brincar. O processo de intervenção ocorreu calcado na elaboração de recursos de tecnologia assistiva de baixo custo e pelo seu uso no cotidiano da escola nas situações de brincadeiras. Os resultados demonstraram que a realização do programa de intervenção propiciou uma melhora no desempenho e na participação no ato de brincar no contexto escolar da criança em relação à participação nas atividades lúdicas desenvolvidas no contexto da Educação Infantil. A intervenção nos mobiliários típicos de play ground promoveu melhora no padrão postural e controle dos movimentos necessários à interação com os brinquedos e com os parceiros de brincadeira. Dessa forma, a vivência pela criança de novas atitudes e o desenvolvimento de capacidades lúdicas que não eram possíveis antes da intervenção foram essenciais para favorecerem o processo inclusivo no contexto escolar.

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Publicado

2020-04-08

Como Citar

da Silva Zuttin Cavalcante, F., & Maria Simões Martinez, C. (2020). Efeitos do uso de recursos de baixa tecnologia assistiva para crianças com paralisia cerebral no contexto da educação infantil. Apae Ciência, 11(1). Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/155

Edição

Seção

Artigos