EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A CRIAÇÃO DE VÍNCULOS. UM NOVO OLHAR

Autores

  • Rosita Edler Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo

As propostas de inclusão educacional escolar têm sido objeto de inúmeras reflexões críticas, particularmente relacionadas com os procedimentos adotados para sua efetivação, na prática pedagógica. No campo axiológico, os que questionam a inclusão radical, também são contrários a qualquer forma de discriminação e às suas consequências, mas não concordam com todas as medidas que levam ao “desmonte”, por decretos, das classes e escolas especiais, porque tais ofertas educacionais caracterizam a educação especial como atendimento educacional especializado contínuo. A natureza do trabalho descrito, neste documento, diz respeito a outro aspecto, um tanto negligenciado nas pesquisas realizadas sobre a efetividade dos procedimentos utilizados para a inclusão educacional escolar, na medida em que, em sua maioria, ou se referem a estatísticas ou defendem práticas político-pedagógicas que, supostamente, garantem a aprendizagem de todos (as) nas classes comuns. O estudo piloto realizado em Vitória/ES em setembro de 2011, tem seu foco em outra faceta do processo de inclusão de pessoas em situação de deficiência nas classes comuns do ensino regular, por determinação superior. Trata-se do reconhecimento do “estado da arte” da criação de vínculos ou elos sociais nas relações entre estudantes com e sem deficiência, alunos (as) das classes regulares. Em outras palavras, procurou-se identificar, em termos práticos da convivência em sala de aula, como está o processo de integração, permitindo que todos experimentem o sentimento de pertença, sem o desconforto de “ser estranho no ninho”! Os resultados alcançados justificam a realização de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, com uma amostra mais expressiva do que a que foi possível usar no estudo-piloto realizado.

Biografia do Autor

Rosita Edler Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É pedagoga, psicóloga, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora na área de Educação Brasileira, com enfoque para a Educação Inclusiva, área na qual é especialista e atua também como consultora técnica. Sua atuação no campo educacional a fez detentora da medalha de honra ao mérito educativo. Dos artigos e livros publicados, destaca-se a obra "A Nova LDB e a Educação Especial", cujo objetivo é discutir a nova Lei no que contém e não contém sobre o atendimento educacional escolar de alunos "portadores de necessidades especiais". Em seu trabalho como educadora e através desse livro, Rosita Edler procura fazer análises críticas acerca do espírito e da letra da lei, à luz das modernas e democráticas propostas de educação para todos, apropriadas pelos movimentos internacionais, em prol de uma nova escola inclusiva e de boa qualidade, que não exclua àqueles que apresentam necessidades especiais e necessidades educativas especiais. E afinal, quem são essas pessoas? E por que constituem alunado da educação especial? Quais os procedimentos deverão ser adotados no cotidiano das escolas de educação infantil até o ensino superior? Essas são algumas das questões problematizadas pela autora, que também é representante no Brasil da Rede Internacional de Investigadores e Participantes sobre a Integração Educativa.

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Publicado

2013-03-06

Como Citar

Carvalho, R. E. (2013). EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A CRIAÇÃO DE VÍNCULOS. UM NOVO OLHAR. Apae Ciência, 1(1). Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/7

Edição

Seção

Artigos