PANORAMA DA REDE APAEANA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL SEGUNDO OS RESULTADOS DO PRIMEIRO CENSO DA FEAPAES-SP
Resumo
Este trabalho apresenta um panorama da rede apaeana de educação especial do Estado de São Paulo a partir dos resultados do primeiro censo realizado pela FEAPAES-SP, denominado de Censo da Área da Educação 2019. Visando contextualizar o tema, o texto explica o que é a Federação das APAEs do Estado de São Paulo, o que são as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, caracteriza os serviços prestados pela área da educação das APAEs e os situa em relação as normativas da modalidade da educação especial. Sobre o panorama da educação especial ofertada pela rede apaeana paulista, apresenta dados e faz uma análise em relação aos seguintes indicadores: APAEs que trabalham a área da educação; APAEs que são mantenedoras de escola de educação especial; APAEs que ofertam o atendimento educacional especializado; número de alunos atendidos pelos serviços da área da educação; alunos atendidos por tipo de deficiência; alunos matriculados por etapa de ensino; escolas que ofertam a educação especial para o trabalho; número de alunos atendidos na educação especial para o trabalho; forma de custeio dos alunos atendidos pelas escolas especiais; tipos de parcerias para o financiamento da escola especial; formas de financiamento do atendimento educacional especializado (AEE); formas de financiamento da educação especial para o trabalho; e os professores que atuam nas escolas especiais. O texto também explica como foi realizado o processo censitário, ressalta a relevância da iniciativa e a importância da divulgação dos resultados. O trabalho foi produzido utilizando as abordagens metodológicas quantitativa e qualitativa.
Palavras-chave: Educação especial. Escola especial. Atendimento educacional especializado – AEE. Área da educação das APAEs. Censo da Área da Educação 2019 – FEAPAES-SP.
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