ATUAÇÃO FONOAUDIÓLOGIA NO ENVELHECIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Claudia Lopes Lopes Carvalho Serviço de Apoio ao Envelhecimento da APAE de São Paulo.
  • Cláudia Lopes Lopes Carvalho Serviço de Apoio ao Envelhecimento APAE de São Paulo.

Resumo

O aumento da expectativa de vida da pessoa com Deficiência Intelectual (DI) está atrelado a um conjunto de ações realizadas através da intervenção de uma equipe multiprofissional. A fonoaudiologia pode ser inserida nesse contexto contribuindo com medidas de saúde que favoreçam a promoção da qualidade de vida dessa população. Este artigo contém uma descrição dos principais aspectos fonoaudiológicos presentes no envelhecimento da pessoa com DI. Para isso, foram abordados os aspectos comunicativos e linguagem, audição (presbiacusia), deglutição e demência do tipo de Alzheimer em síndrome de Down e cuidados paliativos (comunicação e funções orais). Após a descrição destes aspectos, é possível concluir que a população longeva com DI necessita de atendimento fonoaudiológico especializado, que preconize o uso funcional da comunicação e a manutenção da saúde para promoção da qualidade de vida. Além disso, pesquisas científicas precisam ser realizadas com o objetivo de levantamento de evidências para atuação do profissional fonoaudiólogo.

Palavras-chaves: Deficiência Intelectual; Envelhecimento; Fonoaudiologia.

Biografia do Autor

Claudia Lopes Lopes Carvalho, Serviço de Apoio ao Envelhecimento da APAE de São Paulo.

Fonoaudióloga do Serviço de Apoio ao Envelhecimento da APAE de São Paulo; MBA em Gestão Estratégica da Saúde. Especialista em Neurolinguística pela Universidade de São Paulo/USP, Aprimoramento em Gerontologia pelo Hospital do Servidor de São Paulo.

Cláudia Lopes Lopes Carvalho, Serviço de Apoio ao Envelhecimento APAE de São Paulo.

Serviço de Apoio ao Envelhecimento APAE de São Paulo. Rua Horácio Lafer, 540, Itaim Bibi, CEP 04538-083 – São Paulo. Tel.: 11 30780604; Fax: 11 30782411; E-mail: claudialopes@apaesp.org.br.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

Lopes Carvalho, C. L., & Lopes Carvalho, C. L. (2013). ATUAÇÃO FONOAUDIÓLOGIA NO ENVELHECIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Apae Ciência, 3(3). Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/33

Edição

Seção

Artigos