TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Ada Maria Farias Sousa Borges Acadêmica do curso de medicina da Estácio-FMJ, Juazeiro do Norte, CE
  • Erlane Marques Ribeiro Faculdade de medicina Estácio de Juazeiro do Norte Hospital Infantil Albert Sabin, HAS
  • Lílian Samara de Aquino Santos Acadêmica do curso de medicina da Estácio-FMJ, Juazeiro do Norte, CE

Resumo

O Transtorno do espectro autista (TEA) é definido como um distúrbio do desenvolvimento que afeta os três domínios principais: interação social, comunicação e movimentos estereotipados de comportamento. Os sintomas são complexos e apresentam classificações diferentes conforme a gravidade de comunicação e de interação. O diagnóstico precoce é uma prioridade no TEA, uma vez que contribui significamente na qualidade de vida futura do indivíduo. Observa-se ainda, a importância familiar no processo de identificação de características comportamentais que fogem ao padrão comum de desenvolvimento das outras crianças. Os pais são os primeiros a notar o início dos sintomas e 50% observam os sinais nos primeiros 12 meses de idade. Embora muito estudado, ainda não se podem definir com precisão os aspectos etio/epidemiológicos relacionados ao TEA, sendo necessário maior aprofundamento científico no âmbito de aprimorar serviços que proporcionem melhores condições de vida para as pessoas com autismo, familiares e a sociedade como um todo.

 

 

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Publicado

2018-01-02

Como Citar

Farias Sousa Borges, A. M., Marques Ribeiro, E., & de Aquino Santos, L. S. (2018). TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Apae Ciência, 7(1). Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/60