PLANO INDIVIDUALIZADO DE TRANSIÇÃO: POSSIBILIDADES PARA A INSERÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUNDO LABORAL

Autores

  • Annie Gomes Redig Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd / UERJ).
  • Vanessa C. S. Pinheiro

Resumo

O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Brasil –, Código de Financiamento 001, e é baseado em uma revisão da literatura específica da área. Sendo assim, pretende-se discutir a temática da transição para a vida pós-escola, com ênfase nas atividades laborais, para jovens e adultos com deficiência intelectual, tema ainda pouco explorado nas produções cientificas brasileiras. É preciso, portanto, repensar o percurso formativo do aluno com deficiência intelectual, de forma a contemplar o desenvolvimento de habilidades para uma vida independente, auxiliando no processo de transição da escola para a vida adulta e para o trabalho. Acreditamos que com a elaboração de práticas pedagógicas individualizadas, atreladas e organizadas por documentos como o Plano de Ensino Individualizado (PEI) e Plano Individualizado de Transição (PIT), esse percurso formativo poderá́ ser construído de forma a possibilitar que a transição da escola para a vida independente aconteça de maneira estruturada e eficiente. O Plano Individualizado de Transição se configura como uma estratégia pedagógica para auxiliar na escolarização do aluno com deficiência, dialogando com os conteúdos acadêmicos, seus interesses e desenvolvimento de habilidades laborais. Esse documento é um instrumento norteador do trabalho do professor, que organiza a ação pedagógica e o atendimento educacional especializado, com o objetivo de auxiliar nessa transição. Nessa direção, conclui-se que a individualização do ensino, aliada à acessibilidade pedagógica, uma equipe capacitada e com um trabalho colaborativo, é possível que tais educandos trilhem seus caminhos nos mais diferentes níveis de ensino e vida independente.

Biografia do Autor

Annie Gomes Redig, Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd / UERJ).

Doutoranda do PROPEd / UERJ. Professora de atendimento educacional especializado da rede pública do município do Rio de Janeiro. Tutora à distância do CEDERJ e professora substituta da Faculdade de Educação da UERJ.

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Publicado

2020-02-13

Como Citar

Redig, A. G., & C. S. Pinheiro, V. (2020). PLANO INDIVIDUALIZADO DE TRANSIÇÃO: POSSIBILIDADES PARA A INSERÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUNDO LABORAL. Apae Ciência, 9(1), 44–56. Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/137

Edição

Seção

Artigos