O treinamento de pais no desenvolvimento infantil e na qualidade de vida da família
Resumo
As pessoas com deficiência ou transtornos do desenvolvimento apresentam dificuldades de aprendizagem e de comportamento mais complexas. Assim, as intervenções e orientações corretas fazem a diferença no seu desenvolvimento. Existem técnicas de intervenções que podem auxiliar na minimização dos comportamentos inadequados e na aprendizagem de novas habilidades, como a Análise do Comportamento Aplicada e o Treinamento de Pais. Este trabalho apresenta os resultados obtidos com o Programa de Treinamento de Pais (PTP), realizados durante o curso de Neuropsicologia do Desenvolvimento, com ênfase em Intervenção com famílias. O programa ofereceu aos pais a possibilidade de usar disciplina não coercitiva e reforço, ampliar o repertório de habilidades sociais, compreender o ABC do comportamento, estabelecer regras efetivas e consistentes e iniciar o recreio especial. Foram realizados encontros semanais de 50 minutos. Conforme o Programa de Intervenção, no item 4 deste trabalho, foram efetuadas 10 sessões no caso I, 11 sessões nos casos II e III e 14 no caso IV. Com o PTP, os pais perceberam a importância da mudança de suas posturas, generalizaram o aprendizado, conseguiram fazer a análise comportamental de outros modos de agir, aderiram a uma postura mais compreensiva e colaborativa, utilizaram regras efetivas e o reforço, tendo mais qualidade no tempo que passam com os filhos. Ao aprenderem as técnicas, conseguiram ter maior domínio sobre o manejo dos comportamentos e melhoraram as habilidades sociais, aprimorando o relacionamento intra e extra familiar. Conclui-se, portanto, que o programa está sendo de grande valia para as famílias dos usuários atendidos na Apae, que se beneficiaram com os resultados obtidos e “abriram portas” para o atendimento de outras famílias.
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