Editorial

Autores

  • Sérgio Sampaio Bezerra
  • Erenice Natália Soares de Carvalho

Resumo

Cinco trabalhos integram esta edição da Revista Apae Ciência. Dentre eles, dois tematizam especificamente a aprendizagem e a educação ao longo da vida, conceito polissêmico que comparece na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência como um direito assegurado para esse público específico. Os demais se incluem nessa perspectiva, quando se trata de um princípio que abrange, de modo interdisciplinar, qualquer pessoa em processo de educação e aprendizagem.

Nessa temática, Carlos Humberto Spezia contribui com o texto “Envelhecimento ativo e educação ao longo da vida”, no qual destaca a relevância de aplicar políticas integradas de Educação ao Longo da Vida, ainda embrionárias no Brasil, a despeito do seu reconhecimento no país desde a década de 90. As três categorias básicas desse tipo de aprendizagem são classificadas como formal, não formal e informal, como desdobrado pelo autor no conteúdo do texto, implicando na participação social, na cidadania e na autonomia dos indivíduos. O processo de envelhecimento e o analfabetismo são trazidos ao texto segundo essa perspectiva.

Downloads

Publicado

2020-04-09

Como Citar

Sampaio Bezerra, S., & Natália Soares de Carvalho, E. (2020). Editorial. Apae Ciência, 12(2). Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/156

Edição

Seção

Editorial