A DISLEXIA NO CONTEXTO FAMILIAR E ESCOLAR: UMA ANÁLISE FÍLMICA

Autores

  • Mayara Rodrigues Almeida Universidade Católica de Brasília
  • Lilia Ieda Chaves Cavalcante Universidade Federal do Pará
  • Jonas Carvalho e Silva Technische Universität Dortmund / Alemanha
  • Ana Cristina Ferro Roque Universidade Paulista (Brasília)

Resumo

Resumo: O objetivo geral deste estudo foi identificar os múltiplos contextos nos quais se manifesta a deslexia e o papel inclusivo do professor, por uma análise do filme indiano “Como Estrelas na Terra, toda criança é especial” (2007). O estudo utilizou como instrumentos o genograma, ecomapa, roteiro para análise e descrição de cenas importantes, que auxiliaram na geração das categorias evidenciadas. Foi possível conhecer mais sobre a dislexia e os seus aspectos gerais relatados na literatura. Verificou-se, mais precisamente, as repercussões desse transtorno na família e nas amizades. Contudo, ainda é escassa a literatura sobre o tema, especialmente no Brasil, o que colabora não só para a negligência às demandas que justificam esse atendimento
especializado no país, como também para a frustração escolar e a aflição emocional dos disléxicos e dos seus familiares. Reitera-se, a partir das conclusões do estudo, a importância de levar os pais e os professores a aprenderem a lidar com as crianças que sofrem de deslexia, procurando reconhecê-las como pessoas que são distintas uma das outras e que possuem competências próprias.
Palavras-chave: Psicologia. Dislexia. Análise fílmica

Downloads

Publicado

2021-12-02

Como Citar

Almeida, M. R., Chaves Cavalcante, L. I., e Silva, J. C., & Roque, A. C. F. (2021). A DISLEXIA NO CONTEXTO FAMILIAR E ESCOLAR: UMA ANÁLISE FÍLMICA. Apae Ciência, 15(1), 153–170. Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/247