A DISLEXIA NO CONTEXTO FAMILIAR E ESCOLAR: UMA ANÁLISE FÍLMICA
Resumo
Resumo: O objetivo geral deste estudo foi identificar os múltiplos contextos nos quais se manifesta a deslexia e o papel inclusivo do professor, por uma análise do filme indiano “Como Estrelas na Terra, toda criança é especial” (2007). O estudo utilizou como instrumentos o genograma, ecomapa, roteiro para análise e descrição de cenas importantes, que auxiliaram na geração das categorias evidenciadas. Foi possível conhecer mais sobre a dislexia e os seus aspectos gerais relatados na literatura. Verificou-se, mais precisamente, as repercussões desse transtorno na família e nas amizades. Contudo, ainda é escassa a literatura sobre o tema, especialmente no Brasil, o que colabora não só para a negligência às demandas que justificam esse atendimento
especializado no país, como também para a frustração escolar e a aflição emocional dos disléxicos e dos seus familiares. Reitera-se, a partir das conclusões do estudo, a importância de levar os pais e os professores a aprenderem a lidar com as crianças que sofrem de deslexia, procurando reconhecê-las como pessoas que são distintas uma das outras e que possuem competências próprias.
Palavras-chave: Psicologia. Dislexia. Análise fílmica
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.