RELATO DE PRÁTICA DE TELEATENDIMENTO INTEGRADO EM TERAPIA OCUPACIONAL E PSICOLOGIA: EM BUSCA DE AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Autores

  • Esthela Pavezi Franco
  • Nara Carneiro Euclydes

DOI:

https://doi.org/10.29327/216984.16.1-17

Palavras-chave:

Teleatendimento, Autonomia, Participação social, Transtorno do Espectro Autista, Deficiência intelectual

Resumo

As recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o enfrentamento global da pandemia da COVID-19 destacaram o isolamento social como medida preventiva ao contágio do Coronavírus, entre outras medidas de saneamento. Essa necessária providência levou a sociedade a repensar os seus hábitos e práticas sociais, impactando as instituições e os seus atendimentos. Na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Vitória-ES, foi ofertada, como alternativa para a manutenção do tratamento aos seus usuários, a realização de teleatendimento. O objetivo deste estudo é relatar essa prática, que ocorreu mediante e integração entre os setores de Terapia Ocupacional e Psicologia para a implementação do teleatendimento. Participam do estudo doze crianças de oito a catorze anos de idade, com diagnóstico de Deficiência Intelectual (DI) e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendidos na APAE de Vitória. Foram realizadas videochamadas semanais, no período de maio a dezembro de 2020, bem como as atividades foram elaboradas conforme objetivos terapêuticos a partir de três áreas-base: percepção, interação e vivência. As crianças puderam adquirir maior percepção de si e do outro, reduzindo agitação psicomotora e ansiedade, bem como aprimoraram habilidade de autocontrole e de identificação com os pares. Além disso, foi possível promover maior capacidade de engajamento em diálogos e fazer apontamentos em falas de outros colegas, ainda que tenham sido realizadas com maior dificuldade e necessidade de suporte. Conclui-se que essa prática possibilitou o aumento de participação social e autonomia e buscou contribuir para a promoção de estratégias que garantam a atenção da pessoa com deficiência no período de isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19, reforçando o protagonismo da pessoa com deficiência sobre a própria história.

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

Pavezi Franco, E., & Carneiro Euclydes, N. (2021). RELATO DE PRÁTICA DE TELEATENDIMENTO INTEGRADO EM TERAPIA OCUPACIONAL E PSICOLOGIA: EM BUSCA DE AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL. Apae Ciência, 16(2), 196–208. https://doi.org/10.29327/216984.16.1-17