PERFIL MOTOR DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN ENTRE 08 E 11 ANOS DE IDADE NA APAE DE SANTARÉM/PA

Autores

  • Paloma Lobato Gentil Sampaio Centro de Atendimento Educacional Especializado Humberto Frazão - APAE de Santarém/PA
  • Nedy de Sousa Pedroso Possui mestrado em Gestão do Desenvolvimento e Cooperação Internacional pela Universidade Moderna de Lisboa (1999). Possui Especialização em Gestão Escolar, pela Universidade da Amazônia (2002). Especialização em Educação Especial, pela Universidade Federal do Pará/Belém (1998). Especialização em Administração e Planejamento de Saúde pela Universidade da Amazônia - UNAMA (1995). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará/Belém (1979)
  • Dayana Viana Frnaklin
  • Karine Lorena Moura Freire

Resumo

A motricidade é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Através dela é possível manifestar sentimentos e emoções. Para a psicomotricidade, psíquico e motor são inseparáveis, os movimentos são motivados, antecipados e controlados por componentes emocionais que justificam sua intencionalidade. Este estudo objetivou traçar o perfil motor de crianças com Síndrome de Down (SD) na APAE de Santarém/Pará. Trata-se de uma pesquisa de campo, com enfoque quantitativo, aplicada, exploratória e não experimental buscando identificar com precisão dificuldades e potencialidades particulares a esta população. O instrumento para a avaliação e coleta de dados foi a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), proposta por Rosa Neto (2002). Verificou-se que a EDM é de grande utilidade na avaliação de crianças com Síndrome de Down, pois, foi possível a verificação de suas dificuldades e potencialidades motoras através da análise dos elementos motores estabelecidos pela bateria de testes, fazendo-se necessária a realização de intervenções específicas para esta demanda, já que 66% da população apontaram para a Deficiência Motora Moderada, 17% para a Deficiência Motora Leve e também 17% para a Deficiência Motora Profunda, corroborando com os apresentados pela literatura. A psicomotricidade propõe a abordagem global do ser humano destacando a relação entre motricidade, afetividade e inteligência. Nesta ciência não existe movimento sem um elemento emocional que o origine carregados de afeto que o mantém.

Biografia do Autor

Paloma Lobato Gentil Sampaio, Centro de Atendimento Educacional Especializado Humberto Frazão - APAE de Santarém/PA

Psicóloga, Psicoterapeuta com Formação Clínica em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Centro de Estudos em Terapia Cognitvo Comportamental/SP, Pós-Graduanda em Neuropsicologia pelo CEPSIC/HC/FMUSP. Atualmente é Coordenadora do Espaço de Psicomotricidade da APAE de Santarém/PA e atua na área de Psicologia Clínica e Psicodiagnóstico, com ênfase em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo Comportamental. Desenvolve trabalhos principalmente nos seguintes temas: neuropsicologia, cognição, terapia cognitivo comportamental, crianças e Transtornos Globais do Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2013-08-30

Como Citar

Sampaio, P. L. G., Pedroso, N. de S., Frnaklin, D. V., & Moura Freire, K. L. (2013). PERFIL MOTOR DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN ENTRE 08 E 11 ANOS DE IDADE NA APAE DE SANTARÉM/PA. Apae Ciência, 2(2). Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/35

Edição

Seção

Artigos