PROJETO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
ESTUDO SOBRE OS PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.17.2-11Palavras-chave:
Comunicação Alternativa, Avaliação, Protocolos de AvaliaçãoResumo
Com a necessidade de garantir direitos e oportunidades para a pessoa com necessidade complexa de comunicação, a APAE Barueri - SP, em 2021, ampliou a sua grade de atividades, com a implementação do Projeto de Comunicação Alternativa, voltado para pessoas com deficiência intelectual, na faixa etária de 03 a 17 anos e 11 meses, que frequentam a Organização. No presente estudo, descreve-se o processo de escolha de protocolos de avaliação e aplicação, realizados com: equipe interdisciplinar de referência do usuário na organização; familiares e/ou responsáveis legais e o próprio atendido. Os descritores que nortearam a busca foram: comunicação alternativa, protocolos e avaliação. Com a falta de materiais de pesquisa, como artigos, livros, protocolos e avaliações, justifica-se a importância de materiais e bases de dados para identificar as habilidades comunicativas da pessoa com necessidade complexa de comunicação, para elaborar, assim, um plano de atendimento e dar início ao processo de intervenção e o uso efetivo da Comunicação Alternativa. O estudo se inicia apresentando o conceito de deficiência e da pessoa com necessidade complexa de comunicação e, na sequência, evidencia os protocolos e materiais destinados ao processo de avaliação para ratificar a elegibilidade do usuário para o Projeto de Comunicação Alternativa. São realizadas ponderações sobre as facilidades e dificuldades de cada protocolo, bem como as considerações sobre a importância da utilização de recursos de Comunicação Alternativa, que favoreçam a comunicação e as interações da pessoa com necessidade complexa de comunicação em todos os espaços que está inserida.
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