PROJETO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

ESTUDO SOBRE OS PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO

Autores

  • Cristiane Furlan
  • Vanessa Mayumi Sarmento

DOI:

https://doi.org/10.29327/216984.17.2-11

Palavras-chave:

Comunicação Alternativa, Avaliação, Protocolos de Avaliação

Resumo

Com a necessidade de garantir direitos e oportunidades para a pessoa com necessidade complexa de comunicação, a APAE Barueri - SP, em 2021, ampliou a sua grade de atividades, com a implementação do Projeto de Comunicação Alternativa, voltado para pessoas com deficiência intelectual, na faixa etária de 03 a 17 anos e 11 meses, que frequentam a Organização. No presente estudo, descreve-se o processo de escolha de protocolos de avaliação e aplicação, realizados com: equipe interdisciplinar de referência do usuário na organização; familiares e/ou responsáveis legais e o próprio atendido. Os descritores que nortearam a busca foram: comunicação alternativa, protocolos e avaliação. Com a falta de materiais de pesquisa, como artigos, livros, protocolos e avaliações, justifica-se a importância de materiais e bases de dados para identificar as habilidades comunicativas da pessoa com necessidade complexa de comunicação, para elaborar, assim, um plano de atendimento e dar início ao processo de intervenção e o uso efetivo da Comunicação Alternativa. O estudo se inicia apresentando o conceito de deficiência e da pessoa com necessidade complexa de comunicação e, na sequência, evidencia os protocolos e materiais destinados ao processo de avaliação para ratificar a elegibilidade do usuário para o Projeto de Comunicação Alternativa. São realizadas ponderações sobre as facilidades e dificuldades de cada protocolo, bem como as considerações sobre a importância da utilização de recursos de Comunicação Alternativa, que favoreçam a comunicação e as interações da pessoa com necessidade complexa de comunicação em todos os espaços que está inserida.

Biografia do Autor

Cristiane Furlan

Fonoaudióloga e Pedagoga, APAE Barueri. Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional; Educação Especial com ên

Vanessa Mayumi Sarmento

Terapeuta Ocupacional, APAE Barueri. Especialista em Educação Inclusiva; Saúde
Mental e Psicopatologia na Infância e Adolescência.

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

Furlan, C. ., & Mayumi Sarmento, V. . (2022). PROJETO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: ESTUDO SOBRE OS PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO. Apae Ciência, 18(2), 80–89. https://doi.org/10.29327/216984.17.2-11

Edição

Seção

Artigos