A INFLUÊNCIA DA INTERVENÇÃO PRECOCE NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Raquel Inocêncio de Andrade Bitencourt
  • Maristela Pilon Reducino Leme
  • Rosângela Aparecida Neves

DOI:

https://doi.org/10.29327/216984.17.2-12

Palavras-chave:

Intervenção Precoce, Inclusão Social, Deficiência Intelectual e Múltipla, Autismo

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar como a Intervenção Precoce auxilia a criança com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo na inclusão social. A metodologia utilizada para a realização deste estudo foi a aplicação de um questionário via aplicativo de mensagens na plataforma Google Forms, enviado a 80 famílias de crianças com idades de 0 a 6 anos, assistidas na APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, de São José dos Campos - SP, no Programa de Intervenção Precoce. Cada família e/ou cuidador deveria responder a 10 perguntas acerca de diagnóstico, atendimentos, acesso a esportes, cultura e lazer, uso de dispositivos auxiliares e evolução da criança. Os resultados obtidos neste estudo evidenciaram que a Intervenção Precoce colabora para a inclusão social de crianças com Deficiência Intelectual, Múltipla e Transtorno do Espectro Autista. Concluiu-se que os atendimentos especializados realizados de forma precoce favorecem a inserção da criança na sociedade, uma vez que contribuem para a autonomia, independência, comunicação, interação e desenvolvimento motor.

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

Inocêncio de Andrade Bitencourt, R. ., Pilon Reducino Leme, M. ., & Aparecida Neves, R. . (2022). A INFLUÊNCIA DA INTERVENÇÃO PRECOCE NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL. Apae Ciência, 18(2), 90–98. https://doi.org/10.29327/216984.17.2-12

Edição

Seção

Artigos