EXERCÍCIO FÍSICO E CAPACIDADE CARDIORRESPIRATÓRIA EM INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE DOWN

REVISÃO DE LITERATURA

Autores

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Exercício Físico, Aptidão Cardiorrespiratória

Resumo

A Síndrome de Down (SD) é uma desordem genética, decorrente de um desequilíbrio no cromossomo 21 durante o desenvolvimento embrionário fetal. Ela é responsável por condições físicas específicas, como a hipotonia, alterações nas vias aéreas superiores, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, e anormalidades em outros sistemas, como o cardiorrespiratório, em sua estrutura e função. Este trabalho teve por objetivo levantar as evidências da literatura a respeito das alterações físicas e funcionais cardiorrespiratórias na SD e os efeitos do exercício físico na aptidão cardiorrespiratória desses indivíduos. Para tanto, foi realizada busca entre os anos de 2012 e 2022, nas bases de dados Lilacs, Medline, Google Scholar e Scielo. A pesquisa resultou em 15 artigos, e após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, apenas 13 abordavam a temática de pesquisa. Os achados revelaram que a hipotonia, torna natural a manifestação da redução da força ou da resistência muscular dos músculos respiratórios, principalmente do diafragma. As alterações estruturais nas vias aéreas superiores, dificultam a passagem do ar, e alterações funcionais acabam contribuindo para a redução da capacidade cardiorrespiratória. Como o sedentarismo é um aspecto presente no cotidiano de indivíduos com SD é importante estabelecer estratégias para melhorar a aptidão cardiovascular, e reduzir futuras doenças cardiovasculares, assim, a importância de programas de exercícios variados para jovens com SD. As atividades físicas e exercícios, sejam por meio da reabilitação fisioterapêutica em ambiente virtual, ou um programa de exercícios diferenciados com atividades físicas aeróbicas ou de resistência, contribuem para além da melhora da capacidade respiratória na SD.

Biografia do Autor

Eloeth Kaliska Piva, Centro Universitário Univel

Mestre em Biociência e Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Univel, Cascavel - Paraná, Brasil. Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Cascavel - Paraná.

Indianara Bahls de Lima, Centro Universitário Univel

Fisioterapeuta. Centro Universitário Univel, Cascavel - Paraná, Brasil.

Maria Eduarda Ramos Rigatti, Centro Universitário Univel

Fisioterapeuta. Centro Universitário Univel, Cascavel - Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Piva, E. K., Bahls de Lima, I., & Ramos Rigatti, M. E. (2023). EXERCÍCIO FÍSICO E CAPACIDADE CARDIORRESPIRATÓRIA EM INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE DOWN: REVISÃO DE LITERATURA. Apae Ciência, 20(2). Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/380

Edição

Seção

Artigos