Desafios enfretados pelo corpo docente diante da Inclusão de Crianças com Autismo no Ambiente Escolar
Contribuições da Análise do Comportamento
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.21.1-2Palavras-chave:
Análise do comportamento, Educação inclusiva, Psicologia, Transtorno do Espectro AutistaResumo
A psicologia é o estudo do comportamento humano, e com os conhecimentos que essa ciência proporciona juntamente com a abordagem específica dessa pesquisa, a Análise do Comportamento, se mostra de grande reconhecimento e importância no processo de desenvolvimento de crianças atípicas. Durante os estudos realizados, percebeu-se a importância de conferir a realidade escolar em contextos nos quais estão inseridas crianças com deficiência, tratando diretamente sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tendo isso em vista, muitos profissionais da educação, mais especificamente os pedagogos, se encontram inseridos em um cenário no qual é comum não se ter uma formação específica para inclusão de crianças com TEA. Diante das pesquisas bibliográficas, foi elaborada entrevistas semiestruturada em setores de educação pública, particular e filantrópica para conferências de formações e desafios enfrentados no preparo dos profissionais diante da educação inclusiva. A pesquisa se trata de um método quali-quantitativo que busca trazer a aplicabilidade do serviço de inclusão no Brasil para Crianças com TEA, buscando conhecer os desafios e desfalques dos professores em vista de conhecimento acerca do TEA, a necessidade da educação inclusiva e como a Análise do Comportamento Aplicada fornece manejos que auxiliam os profissionais. Em vista disso, é importante abordar essas realidades para que o processo de qualificação se torne cada vez mais efetivo e necessário, gerando assim uma maior confiança para os profissionais da educação, família e as crianças.
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