AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS EM ESTIMULAÇÃO PRECOCE E CONHECIMENTO DOS PAIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E CONHECIMENTO DOS PAIS
Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil, Estimulação Precoce , Relações parentaisResumo
Introdução: O desenvolvimento infantil é um processo contínuo, multifatorial, dependente da maturação do Sistema Nervoso Central (SNC), contextos afetivos, biopsicossociais e estímulos recebidos no ambiente doméstico. A estimulação precoce (EP) atua na prevenção de agravos do desenvolvimento psicomotor (DPM) de crianças de risco, nos primeiros anos de vida. Objetivo: Verificar o DPM de crianças, entre dois e 48 meses, atendidas na Clínica-Escola de Fisioterapia (CEF) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, e o conhecimento de seus pais sobre o desenvolvimento infantil. Métodos: Estudo exploratório, descritivo e transversal, de abordagem quantitativa, realizado com 17 crianças através do teste Denver II, e seus respectivos pais (n=34), por meio do Inventário KIDI. Resultados: Todas as crianças apresentam atraso em alguma área do DPM: 14 (82,35%) apresentam atraso na área pessoal-social e no desenvolvimento de habilidades motoras grossas e, destas últimas, 05 (29,41%) têm atraso significativo ao esperado para a idade. Nas áreas da linguagem e motora fina-adaptativa, 15 (88,23%) crianças apresentam atraso. As maiores defasagens estão na linguagem e no motor-grosso. No Inventário KIDI, 70,55% dos pais sentem-se sobrecarregados, 100% acreditam que podem deixar de vacinar seus filhos até um ano e 88,75% acreditam que o colo “estraga a criança”. Conclusão: Avaliar precocemente o desenvolvimento de crianças que apresentam risco e/ou atraso no DPM, bem como, investigar o conhecimento de seus pais sobre este processo, auxilia na identificação das áreas mais defasadas, favorece intervenções mais precisas e amplia o conhecimento dos pais sobre temas importantes no desenvolvimento das crianças.
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