A PSICOMOTRICIDADE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA APAE DE PAPANDUVA-SC

Autores

  • Jefferson Moisés Santos da Silva APAE PAPANDUVA

DOI:

https://doi.org/10.29327/216984.21.1-6

Palavras-chave:

Educação Especial, médtodo autobiográfico, psicomotricidade, ludicidade

Resumo

Este artigo oferece uma reflexão sobre os desafios e conquistas da utilização da psicomotricidade como estratégia pedagógica na educação especial da APAE – Papanduva/SC. A base epistemológica diz respeito ao método (auto)biográfico em diálogo com o materialismo dialético cuja práxis está centrada na neutralização do protagonismo do professor. Esta estratégia, previamente aprovada no planeamento pedagógico, teve em conta o desinteresse e a falta de iniciativa dos alunos. Também teve em conta a necessidade de desenvolver um sentido de autonomia nas crianças, especialmente por terem deficiências. A partir daí, cada criança construiu sua identidade, autonomia e protagonismo explorando espaços com outros membros da instituição e seus pares. O objetivo desta proposta pedagógica foi desenvolver a aprendizagem por meio da movimentação corporal das crianças, através da brincadeira, numa mediação lúdica realizada pelo professoro do AEE.

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

Santos da Silva, J. M. (2024). A PSICOMOTRICIDADE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA APAE DE PAPANDUVA-SC. Apae Ciência, 21(1), 52–61. https://doi.org/10.29327/216984.21.1-6

Edição

Seção

Artigos