A PSICOMOTRICIDADE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA APAE DE PAPANDUVA-SC
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.21.1-6Palavras-chave:
Educação Especial, médtodo autobiográfico, psicomotricidade, ludicidadeResumo
Este artigo oferece uma reflexão sobre os desafios e conquistas da utilização da psicomotricidade como estratégia pedagógica na educação especial da APAE – Papanduva/SC. A base epistemológica diz respeito ao método (auto)biográfico em diálogo com o materialismo dialético cuja práxis está centrada na neutralização do protagonismo do professor. Esta estratégia, previamente aprovada no planeamento pedagógico, teve em conta o desinteresse e a falta de iniciativa dos alunos. Também teve em conta a necessidade de desenvolver um sentido de autonomia nas crianças, especialmente por terem deficiências. A partir daí, cada criança construiu sua identidade, autonomia e protagonismo explorando espaços com outros membros da instituição e seus pares. O objetivo desta proposta pedagógica foi desenvolver a aprendizagem por meio da movimentação corporal das crianças, através da brincadeira, numa mediação lúdica realizada pelo professoro do AEE.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jefferson Moisés Santos da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.