SATISFAÇÃO NO TRABALHO DE CUIDADORES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.21.1-9Palavras-chave:
Cuidador, Satisfação no trabalho, Pessoa com DeficiênciaResumo
A qualidade de cuidados prestados às pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial com deficiência e em serviços de acolhimento, associada à crescente redução mundial de engajamento profissional no cuidado em saúde, reflete na percepção que cuidadores têm sobre sua satisfação no trabalho. Esta pesquisa propôs descrever a percepção de satisfação no trabalho de cuidadores de pessoas com deficiência em instituição de acolhimento brasileira baseada no enfoque da teoria de Herzberg e nos fundamentos da psicologia positiva. Partindo-se de um inventário social e demográfico e 11 entrevistas coletivas foram coletadas informações sobre fatores promotores de satisfação de um grupo de cuidadores de pessoas com deficiência em acolhimento institucional. Com a análise de conteúdo e o método de Reinert, associados, emergiram dos dados analisados duas categorias: satisfação consigo e satisfação com o outro. A satisfação envolvendo aspectos individuais (aprendizado pessoal, doação, prazer pessoal e reconhecimento) e sociais (prazer relacional, aprendizado do outro, prazer do outro, adoção e expectativa de vida) tem como base as interações com o acolhido. Não ter um desenho longitudinal foi um fator limitador deste estudo, sendo também uma proposta para futuras pesquisas, considerando que as relações, constituintes propulsores do desenvolvimento humano, se processam ao longo do tempo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pinheiro, K.V, Silva, S.S.C, Pontes, F.A.R, Ramos, C.C, Medeiros, M
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.