SATISFAÇÃO NO TRABALHO DE CUIDADORES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Cuidador, Satisfação no trabalho, Pessoa com Deficiência

Resumo

A qualidade de cuidados prestados às pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial com deficiência e em serviços de acolhimento, associada à crescente redução mundial de engajamento profissional no cuidado em saúde, reflete na percepção que cuidadores têm sobre sua satisfação no trabalho. Esta pesquisa propôs descrever a percepção de satisfação no trabalho de cuidadores de pessoas com deficiência em instituição de acolhimento brasileira baseada no enfoque da teoria de Herzberg e nos fundamentos da psicologia positiva. Partindo-se de um inventário social e demográfico e 11 entrevistas coletivas foram coletadas informações sobre fatores promotores de satisfação de um grupo de cuidadores de pessoas com deficiência em acolhimento institucional. Com a análise de conteúdo e o método de Reinert, associados, emergiram dos dados analisados duas categorias: satisfação consigo e satisfação com o outro. A satisfação envolvendo aspectos individuais (aprendizado pessoal, doação, prazer pessoal e reconhecimento) e sociais (prazer relacional, aprendizado do outro, prazer do outro, adoção e expectativa de vida) tem como base as interações com o acolhido. Não ter um desenho longitudinal foi um fator limitador deste estudo, sendo também uma proposta para futuras pesquisas, considerando que as relações, constituintes propulsores do desenvolvimento humano, se processam ao longo do tempo.

Biografia do Autor

Pinheiro, K.V, APAE Jaraguá so Sul

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará (1996). Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. (2018). Foi professora substituta da Universidade Federal do Pará no curso de terapia ocupacional no biênio 2022-2023, e terapeuta ocupacional do Abrigo Especial Calabriano. Atualmente é terapeuta ocupacional da Apae de Jaraguá do Sul e em doutoramento pela Universidade Federal de São Carlos, em Terapia Ocupacional. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Reabilitação Neurológica, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, tecnologia assistiva, exploração visual, educação inclusiva, teste de cancelamento e acolhimento institucional.

Silva, S.S.C, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1994), mestrado em Psicologia nesta mesma instituição (2001) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2006 e pós doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade de Dortmund - Alemanha (2012) . Durante o mestrado, investigou a relação mãe-criança na situação de banho, no doutorado ampliou seu foco e investigou a estrutura e dinâmica das relações familiares em uma comunidade ribeirinha da Amazônia. Atualmente é professora no Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC/UFPA) onde atua no Programa de Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC). Foi Vice diretora do NTPC por oito anos, no período de julho de 2013 à julho de 2021. Assumiu em julho de 2023 a vice coordenação do PPGTPC. Além das atividades desenvolvidas no PPGTPC atua na faculdade de psicologia e no Programa de Pós Graduação em Segurança Pública (PPGSP). Está como editora associada da Revista Brasileira de Educação Especial. Nos últimos anos desenvolveu pesquisas com famílias ribeirinhas e coordenou grupo de pesquisa que investigou os impactos gerados pelo Programa Bolsa Família (PBF). O interesse por famílias excluídas socialmente como as ribeirinhas e pobres se ampliou com os trabalhos sobre famílias de crianças com alteração de desenvolvimento. Este interesse se expressa na orientação de alunos de pós-graduação. Em termos gerais, seus principais temas de investigação são: desenvolvimento, família, alteração de desenvolvimento, adaptação familiar, crise, estresse, relações parentais e co-parentais e resiliencia familiar.

Pontes, F.A.R, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (1990), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1996) e pós-doutorado pela Universidade de Brasília (2002) e pela Technischen Universität Dortmund - Alemanha (2012). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pará, vinculado ao Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento e ao Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento e também é professor do Programa de Pós-graduação e Segurança Pública da UFPA. Coordena em conjunto com mais 3 professoras o Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento, no qual desenvolve pesquisas na área da Ecologia do Desenvolvimento Humano e Redes de relações sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia de redes, Relacionamento Social, Redes de Relacionamento, Parentalidade, Coparentalidade, Cultura de Pares, Cultura da Brincadeira, Brinquedos e Brincadeiras Tradicionais. Essas temáticas são investigadas preferencialmente em contextos de desenvolvimento na Amazônia tais como populações ribeirinhas, em famílias pobres, em famílias com crianças com deficiência, nas relações de pares em ambiente escolar, em instituições, em contexto de vizinhança e no contexto de rua. Membro do Conselho Assessor do CNPq (2017-2019). Presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento no período 2014-2016, e Vice presidente no período de 2016-2018. Desde 2021 Diretor Adjunto do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA).

Ramos, C.C, Universidade Federal do Pará

Psicóloga e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2008). Mestre em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2013). Formação complementar em Gestão de Pessoas pela Instituição Estratego (2013). Doutora em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2015). Pós-Doutorado no Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento entre os anos 2015 e 2017. Possui experiência na área de Psicologia Organizacional atuando nas suas diferentes sub-áreas. Apresenta inserção em projetos de pesquisa ligados à Administração Pública, especialmente no tema de Gestão por Competências. Atua como Vice-Coordenadora do Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (UFPA). Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Psicologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

Medeiros, M, Universidade Federal de Goiás

Professor Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goás (FEN/UFG). Pós-Doutorado na Daphne Cockwell School of Nursing, Toronto Metropolitan University, Ontario, Canadá (2020-2021). Doutorado (Enfermagem, 1999) e Mestrado (Enfermagem Fundamental, 1995) pela Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP). Especialização em Saúde Pública (1987) pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina de Marília e Acupuntura (2004) pelo Instituto Mineiro de Estudos Sistêmicos. Graduação em Enfermagem pela EERP-USP (1985). Exerceu por dois mandatos consecutivos (Janeiro 2006/Janeiro 2010 e Janeiro 2010/Janeiro 2014) o cargo de Diretor da FEN/UFG. Foi Coordenador Pró-Tempore do Programa de Pós Graduação em Enfermagem (PPGENF-FEN/UFG) de fevereiro a maio de 2014 e Vice-Coordenador entre maio a agosto de 2014 e de maio 2018 a dezembro 2019. Foi o fundador (1999) e Editor Chefe da Revista Eletrônica de Enfermagem (ISSN 1518-1944) no período de 1999 e 2020. Co-Fundador e membro do Comitê Editorial do periódico científico "International Health Trends and Perspectives" (ISSN 2563-9269) publicado pela Ryerson University a partir de março 2021. Pertence também ao Comitê Editorial de diversos periódicos brasileiros nas áreas de Enfermagem e de Saúde. Tem experiência no ensino de Graduação em Enfermagem nas áreas de Saúde Pública, Filosofia em Enfermagem, Ética e Legislação de Enfermagem. Nos níveis de Mestrado e Doutorado na Pós-Graduação "stricto sensu" tem experiência de ensino dois programas distintos: Enfermagem e Ciências da Saúde em disciplinas relacionadas à Epistemologia e Métodos Qualitativos da Pesquisa em Saúde e Enfermagem. Desenvolve pesquisas na área de Enfermagem com ênfase em Saúde Pública e Enfermagem de Saúde Pública nos aspectos da violência com pessoas de grupos socialmente vulneráveis. Foi Vice-lider do Grupo de Estudos em Saúde Integral - NEPSI (1996/2009) e, atualmente lidera o Grupo de Estudos Qualitativos em Saúde - NEQUASE (2010-atual). Membro fundador da Rede de Conhecimento em Enfermagem (RCE) em 2021.

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

VALE PINHEIRO, K., Souza da Costa Silva, S., Augusto Ramos Pontes, F., Carvalho Ramos, C., & Medeiros, M. (2024). SATISFAÇÃO NO TRABALHO DE CUIDADORES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Apae Ciência, 21(1), 82–96. Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/420

Edição

Seção

Artigos