FENILCETONÚRIA
A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO PRECOCE E DA ADESÃO AO TRATAMENTO PARA EVITAR O DECLÍNIO NEUROPSICOLÓGICO NA FENILCETONÚRIA
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.21.1-11Palavras-chave:
Fenilcetonúria 1. Clínica Ampliada 2. Dietoterapia 3. Declínio Cognitivo 4. Neuropsicologia 5.Resumo
Artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica onde foram levantados materiais publicados a respeito da fenilcetonúria, doença metabólica hereditária, do rol das doenças raras, cujo tratamento deve ser iniciado o mais precocemente possível, visando a neuroproteção e a prevenção contra danos biopsicossociais irreversíveis na vida da pessoa com fenilcetonúria. A dietoterapia consiste em uma rigorosa restrição da ingestão de proteína e uso de fórmula isenta ou com baixos teores de fenilalanina, uma vez que mesmo após ao desenvolvimento neural, altas concentrações de fenilalanina podem intoxicar o cérebro, causando alterações nas funções cognitivas. A contribuição da avaliação neuropsicológica em pacientes com fenilcetonúria evidencia sua importância no diagnóstico de quadros neuropsiquiátricos associados a doença, como também no seguimento de pacientes que apresentam dificuldade de adesão à dieta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 BIANCA TEIXEIRA DE MOURA MILAGRES
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.