PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE INTERVENÇÕES NUMA APAE
Resumo
Leandro Wszolek¹
Gilmar de Carvalho Cruz²
RESUMO
Este estudo está inserido no campo voltado aos direitos educacionais de escolarização dos(as) alunos(as) com deficiências, frequentadores das APAEs. Parte de inquietações, que mesmo existindo no setor educacional brasileiro políticas públicas educacionais na perspectiva inclusiva, evidencia-se que na prática, no âmbito do contexto da modalidade de ensino da educação especial, a inclusão social nas aulas de Educação Física ainda é um processo desafiador e permeado por múltiplas facetas. O objetivo geral deste estudo foi promover intervenções pedagógicas inclusivas, a partir da metodologia do Experimento Didático-Formativo, desenvolvidas nas aulas de Educação Física de uma APAE. Utilizou-se como embasamento teórico, princípios da Teoria Histórico-Cultural (VYGOTSKY, 1987) com aprofundamento no Método do Ensino Desenvolvimental proposto por Davydov (1988). Para a produção e análises de dados da pesquisa, utilizou-se instrumentos de gravações de vídeos e áudios, avaliações formativas e observações de aspectos relacionados às ações pedagógicas do professor e as atitudes comportamentais dos(as) alunos(as) derivadas das intervenções pedagógicas, estas foram alicerçadas em interface a Teoria Desenvolvimental de Davydov (1988). Os resultados da pesquisa demonstram: a participação ativa do professor nas atividades de ensino; a comunicação; a ludicidade e as interações sociais; as avaliações formativas e as adaptações procedimentais de atividades como as principais ferramentas didáticas adotadas nas práticas pedagógicas, as quais possibilitaram a participação efetiva e a aprendizagem dos alunos nas aulas de Educação Física.
Palavras-chave: Teoria Desenvolvimental. Educação Especial. Educação Física. Inclusão.
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1 Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Mestrado em Educação pela UNICENTRO/PR. Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário de União da Vitória UNIUV; Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (UNIMES); Especialista em Educação Especial Inclusiva pela FACEL, Especialista em Educação do Campo e Formação Docente pela CELER e Especialista em Educação Especial: Atendimento as Necessidades Educacionais Especiais pelo ESAP. leandrowszolek@hotmail.com Paraná, Brasil.
2 Professor do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Doutor em Educação Física – UNICAMP. gilmarcruz@gmail.com. Paraná, Brasil.
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