PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE INTERVENÇÕES NUMA APAE

Autores

  • LEANDRO WSZOLEK APAE Irati
  • Gilmar Carvalho Cruz

Resumo

                                                                                                                                                                                                    Leandro Wszolek¹

                                                                                                                                                                                         Gilmar de Carvalho Cruz²

 

RESUMO 

 

Este estudo está inserido no campo voltado aos direitos educacionais de escolarização dos(as) alunos(as) com deficiências, frequentadores das APAEs. Parte de inquietações, que mesmo existindo no setor educacional brasileiro políticas públicas educacionais na perspectiva inclusiva, evidencia-se que na prática, no âmbito do contexto da modalidade de ensino da educação especial, a inclusão social nas aulas de Educação Física ainda é um processo desafiador e permeado por múltiplas facetas. O objetivo geral deste estudo foi promover intervenções pedagógicas inclusivas, a partir da metodologia do Experimento Didático-Formativo, desenvolvidas nas aulas de Educação Física de uma APAE. Utilizou-se como embasamento teórico, princípios da Teoria Histórico-Cultural (VYGOTSKY, 1987) com aprofundamento no Método do Ensino Desenvolvimental proposto por Davydov (1988). Para a produção e análises de dados da pesquisa, utilizou-se instrumentos de gravações de vídeos e áudios, avaliações formativas e observações de aspectos relacionados às ações pedagógicas do professor e as atitudes comportamentais dos(as) alunos(as) derivadas  das intervenções pedagógicas, estas foram alicerçadas em interface a Teoria Desenvolvimental de Davydov (1988). Os resultados da pesquisa demonstram: a participação ativa do professor nas atividades de ensino; a comunicação;  a ludicidade e as interações sociais; as avaliações formativas e as adaptações procedimentais de atividades como as principais ferramentas didáticas adotadas nas práticas pedagógicas, as quais possibilitaram a participação efetiva e a aprendizagem dos alunos nas aulas de Educação Física.  

 

Palavras-chave: Teoria Desenvolvimental. Educação Especial. Educação Física. Inclusão. 

 

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1 Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Mestrado em Educação pela UNICENTRO/PR. Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário de União da Vitória UNIUV; Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (UNIMES); Especialista em Educação Especial Inclusiva pela FACEL, Especialista em Educação do Campo e Formação Docente pela CELER e Especialista em Educação Especial: Atendimento as Necessidades Educacionais Especiais pelo ESAP. leandrowszolek@hotmail.com  Paraná, Brasil.

2 Professor do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Doutor em Educação Física – UNICAMP. gilmarcruz@gmail.com. Paraná, Brasil.

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Publicado

2025-05-26

Como Citar

WSZOLEK, L., & Carvalho Cruz, G. (2025). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE INTERVENÇÕES NUMA APAE . Apae Ciência, 22(2), 17–27. Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/426

Edição

Seção

Artigos