DESENVOLVIMENTO MOTOR E INCLUSÃO: BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO FÍSICO PARA CRIANÇAS COM AUTISMO

Autores

  • leandro ricardo da gama UNOPAR

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Habilidades motoras, Desenvolvimento Cognitivo, Exercício Físico, Formação Continuada, Inclusão social, Inclusão Escolar

Resumo

Este estudo examina os benefícios do treinamento físico para o desenvolvimento motor e a inclusão social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando como atividades físicas adaptadas podem impactar positivamente o desenvolvimento integral dessa população. A inclusão social e a melhora das habilidades motoras são temas relevantes no contexto do TEA, considerando que as crianças com o transtorno frequentemente enfrentam dificuldades de interação social e coordenação motora. O objetivo do estudo foi identificar, por meio de uma revisão de literatura, os efeitos da atividade física no desenvolvimento motor e social dessas crianças, reunindo evidências sobre as práticas mais eficazes. A metodologia consistiu em uma revisão de artigos científicos publicados em bases de dados como SciELO e PubMed, utilizando critérios de inclusão como relevância temática e publicações recentes. A análise dos estudos mostrou que atividades físicas adaptadas, incluindo treinamento de força, esportes recreativos e atividades coletivas, promovem benefícios significativos tanto no desenvolvimento motor quanto na interação social. Intervenções regulares mostraram-se eficazes na redução de comportamentos repetitivos e na melhora da autoestima e da autoconfiança. Conclui-se que o treinamento físico adaptado não apenas promove o desenvolvimento motor de crianças com TEA, mas também fortalece habilidades sociais e o sentimento de pertencimento. Esses achados reforçam a importância de programas inclusivos nas escolas e comunidades, ressaltando o papel da atividade física como um meio de inclusão e melhoria da qualidade de vida.

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Publicado

2025-05-26

Como Citar

da gama, leandro ricardo. (2025). DESENVOLVIMENTO MOTOR E INCLUSÃO: BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO FÍSICO PARA CRIANÇAS COM AUTISMO. Apae Ciência, 22(2), 80–91. Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/438

Edição

Seção

Artigos