Origami e Tangram na aprendizagem de geometria numa perspectiva inclusiva transdisciplinar: uma experiência na APAE Belém

Uma experiência na APAE Belém

Autores

  • katia Carneiro APAE Belém

Palavras-chave:

Geometria, Origami, Tangram, Educação Inclusiva

Resumo

A construção deste trabalho decorre de pesquisas realizadas em minha atuação profissional junto ao Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla – Apoio Permanente da APAE Belém. A associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém foi fundada em 30 de novembro de 1962 por um grupo de pais, amigos e profissionais, sendo entidade civil de natureza privada e de caráter socioassistencial, considerada de utilidade pública federal, tem seu registro no Conselho Nacional de Assistência social, é filiada à Federação das Apaes do Estado do Pará e a Federação Nacional das APAES.

A APAE Belém, em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em vigor, exerce suas atividades e atendimentos com alunos de todas as faixas etárias, contando com uma equipe de colaboradores, servidores e profissionais capacitados, oferecendo aos alunos com deficiênciaintelectual e múltipla o Atendimento Educacional Especializado como atividade complementar ou suplementar. Considerando esta perspectiva de atendimento, o trabalho da APAE Belém é dividido em programas de atendimento por faixa etária ou níveis de desenvolvimento, o serviço de educação identifica, elabora, organiza recursos didáticos, pedagógicos com metodologias que contemplem as especificidades dos alunos matriculados. O Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla – Apoio Permanente, público alvo deste trabalho, atende alunos jovens e adultos que necessitam de maior atenção ao desenvolvimento de sua autogestão, destina-se aos alunos que possuem comorbidades mais acentuadas em seu processo de desenvolvimento neuro cognitivo de aprendizagem, bem como em suas habilidades sociais. Valorizar a diversidade, reconhecendo seus diálogos, aponta caminhos e ideias contidas em novas propostas de estímulo cognitivo, emocional e intelectual capazes de concepções pedagógicas que celebrem uma educação integral pautada em valores humanos.

 

Palavras-Chave: Geometria.Origami.Tangram.Educação Inclusiva.

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Publicado

2025-05-26

Como Citar

Carneiro, katia. (2025). Origami e Tangram na aprendizagem de geometria numa perspectiva inclusiva transdisciplinar: uma experiência na APAE Belém: Uma experiência na APAE Belém. Apae Ciência, 22(2), 70–79. Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/440

Edição

Seção

Relatos de Prática