A(O) ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR

INGRESSO E PERMANÊNCIA

Autores

  • Nicole Ming Kee Tin
  • Anaísa Leal Barbosa Abrahão

Palavras-chave:

Acesso, Permanência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Universidade

Resumo

Este artigo teve como objetivo discutir e analisar como ocorre a inserção e a permanên
cia do aluno diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Superior e
como isso interfere no seu desenvolvimento psicossocial e comportamental. A temática contri
bui para a construção do conhecimento como ciência e visa verificar se os direitos garantidos
nas políticas educacionais estão sendo assegurados. Foi utilizado o delineamento do tipo revi
são de literatura, no qual foram analisados artigos, teses e dissertações, que evidenciavam as
experiências individuais ou coletivas dos alunos autistas nas universidades. Como resultado, foi
possível perceber uma invisibilidade dos indivíduos com TEA, seja por escolha própria ou falta
de orientação e incentivo das instituições. No tocante às interações sociais, notamos que, no
geral, apesar de criarem vínculos, existe uma dificuldade em estabelecer relacionamentos mais
“profundos”. Finalmente, o nosso estudo evidencia a necessidade de uma formação especializa
da direcionada a comunidade acadêmica, no sentido de compreender e identificar as necessida
des e especificidades dos estudantes com TEA, contribuindo, desse modo, para o sucesso deles
em âmbito acadêmico.

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Publicado

2025-05-26

Como Citar

Ming Kee Tin, N., & Leal Barbosa Abrahão, A. (2025). A(O) ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR: INGRESSO E PERMANÊNCIA. Apae Ciência, 22(2), 62–69. Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/462

Edição

Seção

Artigos