A DIMENSÃO EDUCATIVA NO TRABALHO DO(A) ASSISTENTE SOCIAL NO ATENDIMENTO DA PESSOA COM AUTISMO E DA SUA FAMÍLIA

Autores

  • Adriana Giaqueto Jacinto
  • Kétully Fernanda Ascencio Cadorim

Palavras-chave:

Assistência Social, Autismo, Dimensão Educativa

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) está intrinsecamente associado ao desenvolvimen
to neurológico presente desde o nascimento do indivíduo. Segundo o Manual Diagnóstico e
Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5, pessoas com autismo podem apresentar déficit na
comunicação e interação social, desencadeando novas requisições, demandas e possibilidades
ao trabalho do(a) assistente social, que atua na problemática da inclusão. O presente estudo bus
ca compreender a atuação do(a) assistente social no atendimento às pessoas com autismo e às
suas famílias, considerando as práticas educativas construídas no desenvolvimento da interven
ção profissional. Este trabalho parte do pressuposto de que o projeto ético-político do Serviço
Social vai contra a corrente do ideário neoliberal, que rege a sociedade atual e, nesse sentido,
busca-se compreender como o(a) Assistente Social pode contribuir estrategicamente para o
fortalecimento da luta das pessoas com autismo. Optou-se pela realização de uma pesquisa bi
bliográfica e documental pautada no materialismo histórico-dialético. Foi possível verificar que
a função pedagógica desempenhada pelo(a) assistente social inscreve a prática profissional no
campo das atividades educativas formadoras da cultura, ou seja, atividades formadoras de um
modo de pensar, sentir e agir, no âmbito de uma determinada sociabilidade.

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Publicado

2025-05-26

Como Citar

Giaqueto Jacinto, A., & Fernanda Ascencio Cadorim, K. (2025). A DIMENSÃO EDUCATIVA NO TRABALHO DO(A) ASSISTENTE SOCIAL NO ATENDIMENTO DA PESSOA COM AUTISMO E DA SUA FAMÍLIA. Apae Ciência, 22(2), 123–131. Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/463

Edição

Seção

Artigos