RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA
Palavras-chave:
Análise do comportamento, Educação Inclusiva, Psicologia, Transtorno do Espectro AutistaResumo
Este artigo discute os desafios da inclusão de estudantes com deficiências no ensino co
mum, destacando a importância da ressignificação das práticas pedagógicas para atender à di
versidade do alunado. O texto apresenta uma reflexão sobre as demandas trazidas aos sistemas
educacionais frente às políticas de inclusão, debatendo estratégias de acessibilidade pedagógi
ca-curricular para favorecer a aprendizagem deste público. A ampla legislação que respalda a
política de educação inclusiva trouxe inúmeros desafios para as redes de ensino e a estruturação
organizacional e didática curricular das escolas. Trata-se de transformar o cenário educacional
tradicional em nova cultura escolar, a qual não diz respeito apenas a acolher os estudantes com
necessidades educacionais específicas, mas a desenvolver estratégias pedagógicas para favo
recer o processo de ensino-aprendizagem de todos os alunos. Para proporcionar condições de
aprendizagem, o projeto político-pedagógico escolar deve possuir como base a flexibilização
curricular, que envolve estratégias alternativas de ensino e avaliação, dependendo do aluno
e do contexto escolar. Como desdobramento dessa perspectiva, trabalha-se com o conceito
de diferenciação do ensino, que consiste no planejamento e no desenvolvimento de práticas
pedagógicas a partir das especificidades de cada aluno. O Plano Educacional Individualizado
(PEI) e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) são exemplos de estratégias voltadas
para essa finalidade. A efetivação de uma educação inclusiva exige um processo contínuo de
transformação pedagógica e estrutural, garantindo que os alunos com deficiência não apenas
estejam inseridos na escola, mas incluídos no contexto de aprendizagem, com suporte adequado
e participação ativa de toda a equipe educacional
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