FEITOS & EFEITOS DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL DA APAE DE ITAÚNA

Autores

  • ricardo Pimenta

Resumo

A presente pesquisa está voltada para uma turma multisseriada, 3º e 4º ano, do Ensino FundamentalAPAE, com doze alunos entre dez a dezoito anos que apresentam deficiência intelectual, retornandode escolas comuns por não terem uma avaliação para a continuação nestas escolas. O que esteretorno tem a nos dizer? Como percebemos este fenômeno? O que é necessário aprender no EnsinoFundamental APAE, quando se trata de alunos com deficiência intelectual e que trazem umhistórico de tentativas de inclusão na rede comum de ensino? Assim, articulando com a teoriapsicanalítica, propomos uma reflexão, junto à política educacional de ensino com percalçosapontados do movimento apaeano, sobre o movimento de inclusão da pessoa com deficiênciaintelectual. E tal articulação se desdobra: como estamos ensinando? Quais perspectivas de futuropara eles? Como as famílias os vêem? Neste sentido, retomamos a avaliação destes alunos, entornodas habilidades de vida prática e vida diária, habilidades sociais e habilidades para o trabalho, numainterface: aprendizagem e metodologia de ensino, agregado ao Programa de Condutas Alternativas,de Miguel Angel Verdugo Alonso, sugerido pela Federação das APAES, trazendo algunsapontamentos frente aos feitos e efeitos do movimento de inclusão.

Downloads

Publicado

2013-03-06

Como Citar

Pimenta, ricardo. (2013). FEITOS & EFEITOS DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL DA APAE DE ITAÚNA. Apae Ciência, 1(1). Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/6

Edição

Seção

Dossiês