O PROCESSO DIAGNÓSTICO MULTIDIMENSIONAL DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL REALIZADO POR UMA EQUIPE INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Luciene Lourenço Mota Professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí/MG-FACTU. Minas Gerais

Resumo

Este estudo teve como objetivo geral investigar a atuação de uma equipe interdisciplinar com base na utilização do Sistema 2010 no processo de avaliação diagnóstica da pessoa com deficiência intelectual. A deficiência intelectual deve ser caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo expresso nas habilidades adaptativas conceituais, sociais e práticas. O estudo foi realizado com sete profissionais de uma equipe de avaliação da pessoa com deficiência intelectual de uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), localizada na cidade de Unaí, Minas Gerais. Para a construção dos dados, utilizou-se a abordagem qualitativa, com base na análise de fontes documentais e na aplicação de entrevista semiestruturada aos participantes. Os resultados demonstraram que a equipe estudada utilizou as orientações propostas no Sistema 2010 ao realizar a investigação da deficiência intelectual; sistematizou o processo de avaliação, elaborando 12 instrumentos práticos, interdisciplinares e multidimensionais; e estabeleceu critérios para o ingresso do público no processo. Quanto ao trabalho interdisciplinar, os relatos dos participantes permitiram interpretar um bom nível de articulação e de participação efetiva dos membros da equipe. Os profissionais acreditam que o processo avaliativo realizado é funcional e satisfatório, porém demanda maiores conhecimento, dedicação e disponibilidade de tempo por parte dos avaliadores. O Sistema 2010 é aplicável na prática e proporciona resultado fidedigno, facilitando o desenvolvimento de um cuidado direcionado e resolutivo à pessoa com deficiência intelectual.

Biografia do Autor

Luciene Lourenço Mota, Professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí/MG-FACTU. Minas Gerais

Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília – UCB; Especialista em Nutrição Humana e Saúde pela Universidade Federal de Lavras-UFLA; Enfermeira na Apae de Unaí/MG.

Downloads

Publicado

2015-02-19

Como Citar

Lourenço Mota, L. (2015). O PROCESSO DIAGNÓSTICO MULTIDIMENSIONAL DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL REALIZADO POR UMA EQUIPE INTERDISCIPLINAR. Apae Ciência, 4(1). Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/63

Edição

Seção

Artigos