O PROCESSO DIAGNÓSTICO MULTIDIMENSIONAL DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL REALIZADO POR UMA EQUIPE INTERDISCIPLINAR
Resumo
Este estudo teve como objetivo geral investigar a atuação de uma equipe interdisciplinar com base na utilização do Sistema 2010 no processo de avaliação diagnóstica da pessoa com deficiência intelectual. A deficiência intelectual deve ser caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo expresso nas habilidades adaptativas conceituais, sociais e práticas. O estudo foi realizado com sete profissionais de uma equipe de avaliação da pessoa com deficiência intelectual de uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), localizada na cidade de Unaí, Minas Gerais. Para a construção dos dados, utilizou-se a abordagem qualitativa, com base na análise de fontes documentais e na aplicação de entrevista semiestruturada aos participantes. Os resultados demonstraram que a equipe estudada utilizou as orientações propostas no Sistema 2010 ao realizar a investigação da deficiência intelectual; sistematizou o processo de avaliação, elaborando 12 instrumentos práticos, interdisciplinares e multidimensionais; e estabeleceu critérios para o ingresso do público no processo. Quanto ao trabalho interdisciplinar, os relatos dos participantes permitiram interpretar um bom nível de articulação e de participação efetiva dos membros da equipe. Os profissionais acreditam que o processo avaliativo realizado é funcional e satisfatório, porém demanda maiores conhecimento, dedicação e disponibilidade de tempo por parte dos avaliadores. O Sistema 2010 é aplicável na prática e proporciona resultado fidedigno, facilitando o desenvolvimento de um cuidado direcionado e resolutivo à pessoa com deficiência intelectual.Downloads
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