APOSTILAS ADAPTADAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA
Resumo
Um problema básico encontrado pelos alunos com deficiência intelectual e múltipla é a carência de materiais adequados. Aulas com recursos didáticos diferenciados e adaptados facilitam a aprendizagem desses alunos, já que se tornam menos cansativas, mais dinâmicas e flexíveis, além de ajudarem o aluno a desenvolver habilidades enquanto trabalha com os conteúdos programáticos de cada disciplina. Outrossim, com um material diferenciado, o educando poderá desenvolver melhor a sua área cognitiva. A equipe pedagógica da APAE – Cascavel propôs, então, o uso de apostilas focadas nas adaptações e nas flexibilizações curriculares relacionadas à quantificação de conteúdos, bem como à temporalidade, visando a responder às necessidades educacionais dos alunos. O processo de elaboração iniciou em agosto de 2012, partindo da análise do Currículo Básico de Educação Especial, do Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação Básica Modalidade de Educação Especial, do Plano de Trabalho Docente, de livros didáticos do ensino regular e de atividades selecionadas e adaptadas por professores especialistas da Educação Especial. Há ainda um espaço destinado à disposição da data da aplicação da atividade e à avaliação do conteúdo trabalhado, objetivando diagnosticar o desempenho educativo do aluno. Pretendemos que o material pedagógico contribua com o trabalho dos professores alfabetizadores e com o desempenho dos alunos especiais.Downloads
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