ENVELHECIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL

Autores

  • Eliane de Fátima Trevisan Nogueira
  • Ana Paula Damasceno Binoto
  • Marise Suplino

Resumo

Este trabalho consiste no relato de experiência do Programa Sócio-ocupacional Diversidade, criado pela APAE-Campinas em 2003, objetivando promover saúde física, intelectual, emocional, social, condições de liberdade, dignidade, independência, autonomia, cidadania e qualidade de vida a pessoas com deficiência intelectual (DI) em processo de envelhecimento e familiares. O programa fundamenta-se no Currículo Funcional Natural criado por Judith LeBlanc e adotado no Centro Ann Sullivan no Peru (CASP). O programa da APAE-Campinas consiste no desenvolvimento natural de habilidades funcionais úteis para a vida. Atualmente, são atendidos pelo programa 143 adultos em processo de envelhecimento diagnosticados com deficiência intelectual ou múltiplas, alguns apresentando comorbidades. As atividades desenvolvem-se semanalmente, durante quatro horas diárias. Envolve profissionais de diversas áreas: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Psiquiatra, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Educação Física, educadores e voluntários. A metodologia compreende a elaboração do Plano Terapêutico Individual e projetos visando à participação e ao desenvolvimento/manutenção de habilidades e competências pessoais e sociais. Os resultados acompanhados e registrados em relatórios bimestrais/semestrais foram significativos na preservação de funções corporais, aquisição/manutenção de habilidades diárias, independência, conscientização do próprio processo de envelhecimento e dos familiares, bem como na aplicação de práticas pessoais e sociais saudáveis, em casa, na instituição e na comunidade. Nesta perspectiva, a velhice é entendida como conquista vivida em condições de dignidade, respeito e solidariedade.

Palavras-chave: Currículo Funcional Natural. Deficiência Intelectual. Envelhecimento. APAE.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

de Fátima Trevisan Nogueira, E., Damasceno Binoto, A. P., & Suplino, M. (2015). ENVELHECIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL. Apae Ciência, 5(2). Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/74

Edição

Seção

Dossiês