Editorial

Autores

  • Natália Soares de Carvalho Universidade Católica de Brasília (UCB)

Resumo

A expectativa de vida dos brasileiros aumentou, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE no censo de 2010. O cenário se estende para as pessoas com deficiência e resulta da combinação de fatores como: medidas preventivas; melhoria da nutrição; avanços nas pesquisas com medicamentos, entre outros aspectos apontados pelos especialistas.  Temos o que celebrar. Entretanto, questões e desafios requerem soluções nos diferentes âmbitos e setores da sociedade organizada, resumindo-se em dois aspectos: aumento da expectativa de vida saudável somada à boa qualidade de vida. O tema desta edição da Revista Apae Ciência contempla o envelhecimento da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla, apresentando textos que remetem a importantes reflexões nos aspectos desafiadores mencionados.

Biografia do Autor

Natália Soares de Carvalho, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1975). É fonoaudióloga, mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (1979) e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2007). Atualmente é professora do Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Brasília e do curso de graduação em Psicologia, atuando também na pós-graduação lato sensu em psicopedagogia. Membro da Câmara Técnica de Educação da Universidade Corporativa da Rede Apae. Realizou trabalhos como consultora na Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação por uma década, com produção voltada à educação especial e inclusiva. Atualmente realiza consultoria na Secretaria de Estado de Educação do DF e organizações não-governameantais. Tem experiência na área de Educação, como gestora e professora de ensino fundamental da Secretaria de Estado de Educação do DF (1970-1995), onde atuou em escola comum e especial. Realiza pesquisas educacionais e formação permanente de docentes em educação especial e inclusiva, com ênfase em adequação curricular, deficiência intelectual e múltipla, deficiência visual, dificuldade de aprendizagem e psicopedagogia.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

Soares de Carvalho, N. (2015). Editorial. Apae Ciência, 5(2). Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/79

Edição

Seção

Editorial