1. FOCO E ESCOPO

A revista Apae Ciência, editada pela Federação Nacional das Apaes, por meio do Instituto Apae Brasil, tem por objetivo principal divulgar trabalhos voltados à população em situação de deficiência, com foco na deficiência intelectual e múltipla. Tem interesse na produção científica voltada à inclusão social desse público.

Os materiais da revista são artigos científicos, relatos de práticas, ensaios teóricos, resenhas, bem como análise de conjuntura histórico - política e entrevistas com pessoas que se destacam e interessados nas áreas de conhecimento relativas às pessoa em situação de deficiência, devidamente formatados conforme os modelos e orientações disponibilizadas nesta publicação.

Este periódico é dirigido a pesquisadores, professores, profissionais, estudantes e interessados nas áreas de conhecimento relativas às pessoas em situação de deficiência. Os trabalhos podem ser publicados em português, espanhol ou inglês.

A responsabilidade pelo conteúdo dos trabalhos publicados é exclusiva do(s) autor(es), assim como a revisão ortográfica. Todos os artigos, relatos de práticas e ensaios teóricos deverão receber pelo menos dois pareceres favoráveis à publicação. As resenhas não serão avaliadas pelos pares. E as entrevistas e análise da conjuntura histórico política, além de não serem de submissão aberta, também não passarão pela avaliação dos pares.

Os autores assinam termo de cessão de direitos autorais (declaração de exclusividade) para a publicação dos trabalhos aprovados e responsabilizam-se pelas medidas éticas pertinentes adotadas em sua realização.

 

  1. POLÍTICAS DE SEÇÃO

Artigo

Os artigos devem centrar-se, respectivamente, na reflexão e contribuição teórica apoiada em referências bibliográficas relevantes e procedimentos metodológicos consistentes.

Relato de Práticas

A publicação de caso prático visa a divulgar e a enriquecer a troca de conhecimento entre as organizações da sociedade civil (OSC´) que atuam nas áreas de conhecimento relativas às pessoas em situação de deficiência e aspectos relacionados à sua gestão.

Ensaio Teórico

Ensaios que permitam a exposição de ideias sobre as áreas de conhecimento relativas às pessoas em situação de deficiência e a gestão de organizações da sociedade civil (OSC´) e que estimulem a interlocução entre pesquisadores, estudiosos e demais interessados.

Resenha

Textos que tragam análise crítica de livros, teses, filmes e demais formas de comunicação sobre a áreas de conhecimento relativas às pessoas em situação de deficiência e à gestão de organizações da sociedade civil (OSC´).

Análise de Conjuntura Histórico - Política

Trata-se de reflexão de especialistas sobre temas ou situações específicas que afetem a dinâmica das áreas de conhecimento relativas às pessoa em situação de deficiência e das organizações da sociedade civil (OSC).

Entrevista

Seção destinada a entrevistas com personalidades que se destacam nas áreas de conhecimento relativas às pessoas em situação de deficiência e na gestão de organizações da sociedade civil (OSC).

 

 

  1. PROCESSO DE AVALIAÇÃO 

Após a avaliação preliminar em relação à formatação e à adequação do texto ao escopo da revista, os editores científicos encaminham o trabalho a dois pareceristas ad hoc. A avaliação se realizará de forma autônoma (método “duplo cego”), por professores doutores cujas áreas de competência e de formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto.

Caso haja discordância entre os pareceristas, o conteúdo será encaminhado a um terceiro avaliador. Após o processo de emissão dos pareceres, os editores científicos encaminharão aos autores a decisão em relação ao conteúdo. São três os posicionamentos em relação ao trabalho: aceitação tal como enviado; aceitação após as revisões sugeridas pelos avaliadores, e recusa. Recursos e questões específicas serão examinados e decididos pelos editores.

 

  1. PERIODICIDADE

Periodicidade: Semestral

 

  1. POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

 

  1.  ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para preservação e restauração.

 

  1. HISTÓRIA DA REVISTA APAE CIÊNCIA

 

A revista Apae Ciência foi criada em 2002 em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em versão impressa, com periodicidade trimestral. Passou a ter versão on line em janeiro de 2013, mantendo a periodicidade, sob responsabilidade da Federação Nacional das Apaes. Atualmente possui periodicidade semestral e encontra-se na sua 14ª edição.

A revista Apae Ciência, no período 2013-2016 foi avaliada como B5 pelo Qualis CAPES, nas categorias interdisciplinar e psicologia. Utiliza o OJS/SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas) desde 2013, software recomendado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

 

  1. POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para as finalidades desta publicação, não sendo disponibilizados para outros fins ou a terceiros.