1. FOCO E ESCOPO

A revista Apae Ciência, editada pela Federação Nacional das Apaes por meio da UNIAPAE/BRASIL, tem por objetivo principal divulgar trabalhos voltados à população em situação de deficiência, com foco na deficiência intelectual e múltipla. A revista tem interesse na produção científica voltada à inclusão social desse público.

Os materiais da revista são artigos científicos, relatos práticos, ensaios teóricos e resenhas, bem como entrevistas e reflexões de especialistas da área, devidamente formatados conforme os modelos e orientações disponibilizadas nesta publicação.

Este periódico é dirigido a pesquisadores, professores, profissionais e estudantes com interesse nas áreas de atenção as pessoas em situação de deficiência. Os trabalhos podem ser publicados em português, espanhol ou inglês.

A responsabilidade pelo conteúdo dos trabalhos publicados é exclusiva do(s) autor(es), assim como a revisão ortográfica. Todos os artigos, relatos práticos e ensaios teóricos deverão receber pelo menos dois pareceres favoráveis à publicação. As resenhas não serão avaliadas pelos pares. E as entrevistas e análise da conjuntura histórico política, além de não serem de submissão aberta, também não passarão pela avaliação dos pares.

Os autores assinam termo de cessão de direitos autorais (declaração de exclusividade) para a publicação dos artigos aprovados. 

  1. POLÍTICAS DE SEÇÃO

Artigos

Os artigos devem centrar-se, respectivamente, na reflexão e contribuição teórica apoiada em referências bibliográficas relevantes e procedimentos metodológicos consistentes.

Relato Prático

A publicação de caso prático visa enriquecer a troca de conhecimento entre as organizações que atuam na área da pessoa em situação de deficiência e na gestão de organização da sociedade civil (OSC).

Ensaios Teóricos

Ensaios que permitam a exposição de ideias sobre a área de conhecimento da pessoa em situação de deficiência e gestão de OSC e que estimulem a interlocução entre pesquisadores.

Resenhas

Textos que trazem análise crítica de livros, teses, filmes e demais formas de comunicação sobre a área de conhecimento relativo a pessoa em situação de deficiência e Gestão de OSC.

Conjuntura Histórico - Política

Trata-se de reflexão de especialistas sobre temas ou situações específicas que afetem a dinâmica do campo de conhecimento da pessoa em situação de deficiência e das organizações da sociedade civil(OSC).

Conversa com especialistas

Seção destinada a entrevistas com presidentes, gestores, profissionais, professores e pesquisadores que se destacam na área de atuação com a pessoa em situação de deficiência e gestão de organizações da sociedade civil(OSC).

 

Áreas Temáticas

  • Relação da Pessoa com Deficiência e a Sociedade.
  • Desenho Universal das Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência
  • Políticas, Processos e Práticas de gestão de OSC
  • Inclusão Social da Pessoa com Deficiência.
  • Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho.
  • Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência.
  • As Artes e o Esporte no Desenvolvimento de Habilidades Sociais.
  • Qualidade de Vida da Pessoa com Deficiência nos seus ciclos de vida.

 

EDITORES CIENTÍFICOS

Erenice Natália Soares de Carvalho,  Universidade Católica de Brasília (UCB)

Sérgio Sampaio Bezerra,  Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (UNIAPAE/ MG)

EDITOR EXECUTIVO

Erivaldo Fernandes Neto, Universidade Corporativa da Rede Apae (UNIAPAE/BRASIL)

CONSELHO EDITORIAL

 

Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira, Instituto de Ensino e Pesquisa do Mato Grosso do Sul

Albanir Pereira Santana, Apae de Goiânia

 

  1. PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Após a avaliação preliminar em relação à formatação e a adequação do texto ao escopo da revista, os editores científicos encaminham o trabalho a dois pareceristas ad hoc. A avaliação se realizará de forma autônoma (método “duplo cego”), por professores doutores cujas áreas de competência e de formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto.

Caso haja discordância entre os pareceristas, o conteúdo será encaminhado a um terceiro avaliador. Após o processo de emissão dos pareceres, os editores científicos encaminharão aos autores a decisão em relação ao conteúdo. São três os posicionamentos em relação ao conteúdo: aceitação do artigo tal como enviado; aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos avaliadores, e recusa. Recursos e problemas específicos serão examinados e decididos pelos editores.

 

  1. PERIODICIDADE

Periodicidade: Semestral

 

  1. POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

 

  1.  ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

  1. HISTÓRIA DA REVISTA APAE CIÊNCIA

 

A Revista Apae Ciência criada em 2002 está na sua 9ª edição, tendo inicio em sua versão on line a partir de janeiro de 2013 e está avaliada pelo Qualis CAPES como B5.

Nesse momento passa por uma grande reformulação em consonancia com as mudanças que estão sendo realizadas no movimnto das Apaes, com a inflexão para o modelo social da deficiência na sua organização de serviços , bem como com a criação de uma rede de institutos de ensino e pesquisa espalhadas pelas diversas regiões do pais.

 A Revista tem como objetivo principal divulgar trabalhos que tematizam a inclusão social das pessoas em situação de deficiência, as politicas publicas sociais de interface com esse tema, bem como a gestão de organização da sociedade civil(OSC).

A Apae Ciência utiliza o OJS/SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas) desde 2013, software recomendado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

 

  1. POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Submissão

Nesse item sugiro somente adequar o que segue abaixo:

4.1. Artigos: Textos teóricos com metodologia cientificam definida, trabalho de campo e os resultados obtidos. A estrutura do artigo encontra-se especificada no item 4 da seção seguinte.

4.2.  Relatos de Prática: Trabalhos que apresentem resultados de práticas realizadas com pessoas em situação de deficiência ou gestão de OSC. O texto deverá especificar o marco teórico, sistematização dos dados e os resultados obtidos.

4.3. Ensaios Teóricos: Caracteriza-se pela sua natureza reflexiva e interpretativa, há maior liberdade por parte do autor no sentido de se apoiar num rigoroso aparato de documentação empírica e bibliográfica.

4.4. Resenha – Comentários de, no máximo duas laudas, sobre uma obra recente ou relançamento de obras relevantes e relacionadas à temática da Revista. Não ultrapassar três autores.