FOCO E ESCOPO

Políticas

A revista Apae Ciência, editada pela Federação Nacional das Apaes, tem por objetivo principal divulgar trabalhos voltados à população em situação de deficiência, com foco na pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A revista tem interesse na produção científica voltada à inclusão social desse público específico em áreas como assistência social, ciências da educação e da saúde.

Tipos de documentos aceitos para publicação na revista

Os materiais da revista são artigos científicos, relatos de experiência, relatos de pesquisa, resenhas e entrevistas, devidamente formatados conforme os modelos e orientações disponibilizadas nesta publicação.

Público-alvo:

Este periódico é dirigido a pesquisadores, professores, bibliotecários, profissionais e estudantes com interesse nas áreas de atenção das pessoas com deficiência intelectual e Múltipla.

Idiomas da publicação

Os trabalhos podem ser publicados em português, espanhol ou inglês.

Considerações éticas

A responsabilidade pelos conteúdos dos trabalhos publicados é exclusiva do(s) autor(es), assim como a revisão ortográfica. Todos os artigos recebidos deverão receber pelo menos dois pareceres favoráveis à publicação por parte do Conselho Editorial, consultores ad hoc ou referees. Ainda, os autores assinam termo de cessão de direitos autorais (declaração de exclusividade) para a publicação dos artigos aprovados. 

 

POLÍTICAS DE SEÇÃO

ARTIGOS

Compreende textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas.

DOSSIÊS

Os dossiês devem ter um caráter interinstitucional e abordar temáticas de relevância para as de assistência social, ciências da educação e da saúde, de forma a ampliar o debate acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisa e/ou adensar as experiências formativas em investigação e/ou ensino.

RELATOS DE PESQUISA

Trabalhos que apresentem análises parciais fundamentadas teoricamente de pesquisas em andamento.

ENTREVISTA

Veiculação de entrevista com pessoas que tenham relevante contribuição para questões de interesse da comunidade envolvida com a problemática da deficiência intelectual e múltipla.

MONOGRAFIAS / DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS

Apresentação de trabalhos concluídos que explicitem o marco teórico, a metodologia, resultados, discussão e resultados na área.

RESENHAS

Comentários sobre uma obra clássica, uma obra recente ou relançamento e/ou reedição de obras relevantes para a temática desta Revista.

 EDITORIAL

 Apresentação escrita pela editora científica.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Após a avaliação preliminar em relação à formatação, a editora científica encaminha o trabalho a dois integrantes da comissão científica para avaliação autônoma (método “duplo cego”), cujas áreas de competência e de formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Caso haja discordância entre os pareceristas, o conteúdo será encaminhado a um terceiro avaliador. Após o processo de emissão dos pareceres, a editora científica irá encaminhar aos autores a decisão em relação ao conteúdo.

São três os posicionamentos em relação ao conteúdo: aceitação do artigo tal como enviado; aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos avaliadores, e recusa. Recursos e problemas específicos serão examinados e decididos pelos editores.

 

PERIODICIDADE

Periodicidade: Quadrimestral

Nota de esclarecimento:

Este periódico teve início em sua versão on-line no mês de janeiro de 2013, tendo anteriormente 3 edições impressas.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

 ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

  

ÁREAS TEMÁTICAS / THEMATICS AREAS

* Ciência da Informação

* Cidadania & Movimentos Sociais

* Diferenças e Subjetividades na Educação

* Educação Especial e Inclusiva

* Educação, Comunicação & Tecnologias Assistivas

* Educação & Arte

* Educação & Saúde

* Educação Visual, Linguagens Visuais e Ludicidade

* Ensino de Psicologia & Psicologia Educacional

* Ensino Superior

* Escola & Diversidade

* Estudos da Aprendizagem & Psicologia Genética

* Filosofia da Educação

* Gerontologia e a Deficiência Intelectual

* Gestão Educacional

* História da Educação

* Instituição Escolar e Organizações Familiares

* Leitura & Alfabetização

* Planejamento Educacional

 

EDITORES CIENTÍFICOS

Alda Osorio do Nascimento, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Sonia da Cunha Urt, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Rui Fernando Pilotto, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pilar Lacassa, Universidad de Alcalá de Henares

EDITORES TÉCNICOS

Erivaldo Fernandes Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira, Federação Nacional das Apaes (FENAPAES)

CONSELHO EDITORIAL

Alexandra Ayach Anache, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Albertina Mitjáns Martínez, Universidade de Brasília (UNB)

Celeste Azulay Kelman, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Erenice Natália Soares de Carvalho,  Universidade Católica de Brasília (UCB)

Júlia S. N. F. Bucher-Maluschke, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Mioni Thieli Figueiredo Magalhães de Brito, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Maria do Carmo Menicucci, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - MG)

Márcia Denise Pletsch, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ)

Marcos José da Silveira Mazzotta, Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP

Rosana Glat, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Sérgio Sampaio Bezerra,  Instituto de Ensino e Pesquisa Uniapae MG (Uniapae)

Silvia Helena Koller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Vera Regina F. S. Marães, Universidade de Brasília (UNB)

 

Denise Rodrigues Xerez, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

CONSELHO CONSULTIVO

Albanir Pereira Santana, Apae de Goiânia

Izabel da Costa Neves Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mara Lúcia Reis Monteiro da Cruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Marcia Marin Vianna, Colégio Pedro II