Sobre a Revista

  1. FOCO E ESCOPO

A revista Apae Ciência, editada pela Federação Nacional das Apaes, por meio do Instituto Apae Brasil, tem por objetivo principal divulgar trabalhos voltados à população em situação de deficiência, com foco na deficiência intelectual e múltipla. Tem interesse na produção científica voltada à inclusão social desse público.

Os materiais da revista são artigos científicos, relatos de práticas, ensaios teóricos, resenhas, bem como análise de conjuntura histórico - política e entrevistas com pessoas que se destacam e interessados nas áreas de conhecimento relativas às pessoa em situação de deficiência, devidamente formatados conforme os modelos e orientações disponibilizadas nesta publicação.

Este periódico é dirigido a pesquisadores, professores, profissionais, estudantes e interessados nas áreas de conhecimento relativas às pessoas em situação de deficiência. Os trabalhos devem ser originais, não tendo sido publicados em nenhum outro periódico e podem ser publicados em português, espanhol ou inglês.

A responsabilidade pelo conteúdo dos trabalhos publicados é exclusiva do(s) autor(es), assim como a revisão ortográfica. Todos os artigos, relatos de práticas e ensaios teóricos deverão receber pelo menos dois pareceres favoráveis à publicação. As resenhas não serão avaliadas pelos pares. E as entrevistas e análise da conjuntura histórico política, além de não serem de submissão aberta, também não passarão pela avaliação dos pares.

Os autores assinam termo de cessão de direitos autorais (declaração de exclusividade) para a publicação dos trabalhos aprovados e responsabilizam-se pelas medidas éticas pertinentes adotadas em sua realização.

 

  1. POLÍTICAS DE SEÇÃO

Artigo

Os artigos devem centrar-se, respectivamente, na reflexão e contribuição teórica apoiada em referências bibliográficas relevantes e procedimentos metodológicos consistentes.

Relato de Práticas

A publicação de caso prático visa a divulgar e a enriquecer a troca de conhecimento entre as organizações da sociedade civil (OSC´) que atuam nas áreas de conhecimento relativas às pessoas em situação de deficiência e aspectos relacionados à sua gestão.

Ensaio Teórico

Ensaios que permitam a exposição de ideias sobre as áreas de conhecimento relativas às pessoas em situação de deficiência e a gestão de organizações da sociedade civil (OSC´) e que estimulem a interlocução entre pesquisadores, estudiosos e demais interessados.

Resenha

Textos que tragam análise crítica de livros, teses, filmes e demais formas de comunicação sobre a áreas de conhecimento relativas às pessoas em situação de deficiência e à gestão de organizações da sociedade civil (OSC´).

Análise de Conjuntura Histórico - Política

Trata-se de reflexão de especialistas sobre temas ou situações específicas que afetem a dinâmica das áreas de conhecimento relativas às pessoa em situação de deficiência e das organizações da sociedade civil (OSC).

Entrevista

Seção destinada a entrevistas com personalidades que se destacam nas áreas de conhecimento relativas às pessoas em situação de deficiência e na gestão de organizações da sociedade civil (OSC).

 

 

  1. PROCESSO DE AVALIAÇÃO 

Após a avaliação preliminar em relação à formatação e à adequação do texto ao escopo da revista, os editores científicos encaminham o trabalho a dois pareceristas ad hoc. A avaliação se realizará de forma autônoma (método “duplo cego”), por professores doutores cujas áreas de competência e de formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto.

Caso haja discordância entre os pareceristas, o conteúdo será encaminhado a um terceiro avaliador. Após o processo de emissão dos pareceres, os editores científicos encaminharão aos autores a decisão em relação ao conteúdo. São três os posicionamentos em relação ao trabalho: aceitação tal como enviado; aceitação após as revisões sugeridas pelos avaliadores, e recusa. Recursos e questões específicas serão examinados e decididos pelos editores.

 

  1. PERIODICIDADE

Periodicidade: Semestral

 

  1. POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

 

  1.  ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para preservação e restauração.

 

  1. HISTÓRIA DA REVISTA APAE CIÊNCIA

 

A revista Apae Ciência foi criada em 2002 em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em versão impressa, com periodicidade trimestral. Passou a ter versão on line em janeiro de 2013, mantendo a periodicidade, sob responsabilidade da Federação Nacional das Apaes. Atualmente possui periodicidade semestral e encontra-se na sua 14ª edição.

A revista Apae Ciência, no período 2013-2016 foi avaliada como B5 pelo Qualis CAPES, nas categorias interdisciplinar e psicologia. Utiliza o OJS/SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas) desde 2013, software recomendado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

 

  1. POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para as finalidades desta publicação, não sendo disponibilizados para outros fins ou a terceiros.

 

      9. POLÍTICA DE ÉTICA

 

Princípios éticos e boas práticas

A Apae Ciência preza pelo compromisso ético com todos que colaboram com esta publicação (autores, editores científicos, pareceristas e equipe editorial) e segue as diretrizes éticas do Commitee on Publication Ethics (COPE), conforme estabelecido a seguir:

Responsabilidade do Editor:

  • A responsabilidade pela aprovação ou rejeição dos trabalhos que serão publicados, seguindo rigorosamente os critérios deste periódico para publicação. Para tomada de decisões, o editor pode consultar o Conselho Editorial e o Conselho Científico.
  • O editor deve avaliar os trabalhos sem levar em conta questões como raça/etnia, sexo, orientação sexual, crença religiosa, nacionalidade ou filosofia política dos autores.
  • O editor deve assegurar que os trabalhos sejam avaliados por especialistas da área, mantendo-se atento aos casos em haja conflitos de interesse deste com o autor.
  • Nos casos de conflito de interesses, o editor deve se eximir da apreciação do trabalho.
  • O editor e demais membros da equipe editorial deve assegurar a confidencialidade dos trabalhos submetidos, não divulgando qualquer informação a respeito, a não ser aos pareceristas e conselheiros editoriais.
  • O editor deve assegurar o anonimato dos autores e pareceristas, de modo que não sejam identificados no processo de avaliação dos trabalhos.
  • Cabe ao editor tomar as medidas cabíveis em casos de reclamações éticas em relação a algum trabalho submetido.

Responsabilidade dos Pareceristas:

 

  • Cabe aos pareceristas auxiliarem o editor na tomada de decisão em relação aos trabalhos submetidos e auxiliarem o autor na melhora do artigo.
  • O parecerista deve possuir uma posição objetiva e construtiva na avaliação dos trabalhos, expressando seus pontos de vista de maneira clara, apoiada em argumentos, evitando comentários depreciativos e hostis.
  • O parecerista deve manter sigilo sobre os trabalhos recebidos para análise.
  • O parecerista deve comunicar ao editor em caso de identificação de alguma irregularidade relativa aos aspectos éticos do trabalho para que sejam tomadas as medidas necessárias.
  • Em caso de conflito de interesses ou distanciamento temático em relação ao texto, o parecerista deve comunicar ao editor a impossibilidade de avaliar o trabalho submetido.
  • Exercer sua função de parecerista como voluntário, primando pela contribuição à difusão científica.
  • Cabe ao parecerista notificar o editor em caso de identificação de alguma semelhança substancial do trabalho submetido e qualquer outro artigo publicado de que tenha conhecimento.

 

Responsabilidade dos Autores:

 

  • Cabe ao autor apresentar de forma objetiva trabalhos que são resultados de pesquisas originais, com detalhes suficientes e referências que permitam que outros possam replicar o trabalho. Declarações imprecisas constituem comportamento antiético.
  • Cabe ao autor observar as boas práticas de publicação de trabalhos científicos, primando pelo cumprimento das exigências éticas, evitando plágios e fraude, apresentando pesquisas originais.
  • Deve ser assegurado pelo autor que o trabalho submetido não foi publicado nem está em avaliação por outro periódico.
  • Não deve praticar a manipulação de citações, dados e informações com o intuito de obter resultado de pesquisa pretendido no material produzido.
  • Informar adequadamente os direitos autorais das imagens utilizadas na construção do trabalho, identificando sua autoria e fonte.
  • Um autor não deve publicar trabalhos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa realizada em mais de um periódico.
  • Os autores devem garantir que quando utilizam textos e ou trabalhos de outros, a autoria foi devidamente citada.
  • O uso de trabalhos previamente publicados pelo autor (resultados parciais ou finais de pesquisa/ capítulos de tese ou dissertações) devem ser indicados e justificados para evitar o autoplágio. As observações devem ser feitas em notas de rodapé.
  • A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção e execução do estudo relatado.
  • Em caso de descoberta de algum erro ou imprecisão no trabalho publicado, o autor deve comunicar ao editor.

 

Posição Ética da Revista

A Apae Ciência se compromete a cumprir as boas práticas para editoração de períodos científicos, prezando pelo compromisso com a divulgação e difusão do conhecimento científico.

Em casos de identificação de plágio, o editor tomará as medidas necessárias para apurar os fatos e notificar ao autor. Na comprovação da má conduta, o trabalho será rejeitado. Caso ocorra após a publicação, o editor publicará uma nota a todos os leitores explicando o motivo da exclusão do artigo dos meios de comunicação da revista.

Em casos de retificação de artigos e edições já publicadas, será publicado no editorial da edição subsequente, uma nota intitulada “Errata”.