AVANÇOS NO CONCEITO DE AVALIAÇÃO E SUA APLICAÇÃO PARA ESTUDANTES EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA

Autores

  • Natália Soares de Carvalho Universidade Católica de Brasília (UCB)

Resumo

 

Este texto focaliza concepções de avaliação na escola com foco nos estudantes,  destacando aqueles em situação de deficiência. Caracteriza alguns modelos de processo avaliativo e discussões atuais que apontam para a emergência de processos mais compreensivos e voltados para os estudantes como um todo, de modo a evitar discriminação e situações estigmatizantes no contexto escolar.

 

Palavras-chave: Processos de avaliação. Situação de deficiência. Escolarização.

Biografia do Autor

Natália Soares de Carvalho, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1975). É fonoaudióloga, mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (1979) e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2007). Atualmente é professora do Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Brasília e do curso de graduação em Psicologia, atuando também na pós-graduação lato sensu em psicopedagogia. Membro da Câmara Técnica de Educação da Universidade Corporativa da Rede Apae. Realizou trabalhos como consultora na Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação por uma década, com produção voltada à educação especial e inclusiva. Atualmente realiza consultoria na Secretaria de Estado de Educação do DF e organizações não-governameantais. Tem experiência na área de Educação, como gestora e professora de ensino fundamental da Secretaria de Estado de Educação do DF (1970-1995), onde atuou em escola comum e especial. Realiza pesquisas educacionais e formação permanente de docentes em educação especial e inclusiva, com ênfase em adequação curricular, deficiência intelectual e múltipla, deficiência visual, dificuldade de aprendizagem e psicopedagogia.

Downloads

Publicado

2018-01-02

Como Citar

Soares de Carvalho, N. (2018). AVANÇOS NO CONCEITO DE AVALIAÇÃO E SUA APLICAÇÃO PARA ESTUDANTES EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA. Apae Ciência, 7(1). Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/101