Sala de recurso multifuncional
UMA RESPOSTA AOS DESAFIOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
Resumo
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) desenvolvido nas Salas de Recurso Multifuncional (SRM), tem como horizonte amparar alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, através de procedimentos pedagógicos específicos, com a finalidade de auxiliar e dar viabilidade a inclusão de alunos com necessidades especiais ao sistema regular de ensino. Entretanto, o AEE disponibilizado exclusivamente na SRM, oportuniza a problemática de segregar alunos com necessidades diferenciadas no âmbito da escola inclusiva, proporcionando margem contrária ao paradigma da inclusão mediante a adaptação dos alunos com necessidades diferenciadas ao ambiente da sala de aula regular, e não ao contrário como institui o paradigma da inclusão. Diante desta problemática, a presente investigação adotou como metodologia científica a pesquisa bibliográfica. Analisando as principais diretrizes educacionais que normatizam os regulamentos da Educação Especial no sistema de ensino regular, em paralelo ao estudo de teóricos educacionais que refletiram a inclusão de pessoas com necessidades especiais no contexto da escola inclusiva. No decorrer da pesquisa, analisou-se, também, o movimento histórico da escolarização de pessoas com necessidades especiais, no cenário da escola pública brasileira. Diante disto, o presente trabalho concluiu que o modo como o AEE encontra-se estruturado na dinâmica da SMR impulsiona o processo inclusivo, já que essa forma de atendimento possibilita a elaboração de estratégias pedagógicas que comtemplem as especificidades dos estudantes com necessidades especiais, como também a adaptação da escola frente aos desafios que emergem no contexto da escola inclusiva.
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