A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Dryelle Rodrigues de Oliveira UERJ

DOI:

https://doi.org/10.29327/216984.17.1-3

Palavras-chave:

Ciências, Biologia, Educação inclusiva, Formação docente

Resumo

A educação inclusiva no Brasil inicia-se em na época do império com a criação dos institutos reconhecidos até hoje. O Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, atual Instituto Benjamin Constant – IBC e o Instituto dos Surdos Mudos, em 1857, hoje denominado Instituto Nacional da Educação dos Surdos – INES, ambos na cidade do Rio de Janeiro, antiga Capital federal. Este trabalho possui como foco a temática educação inclusiva na formação dos docentes das disciplinas de ciências e Biologia. Apresentando como objetivo analisar a pesquisa qualitativa, utilizando artigos para a investigação do tema proposto. O estudo de artigos através da análise qualitativa expressa não apenas diretrizes para a educação, mas articulam interesses, projetam políticas e produzem intervenções sociais. Quando os alunos possuem necessidades especiais devem ser analisadas estratégias de como abordar a disciplina de Ciência/Biologia, pois elas perfazem toda a sua vida, ajudando assim o aluno a ter uma melhor qualidade de vida. O tema abordado neste artigo apresenta-se como um tema que deve ser explorado. Dentre os diversos autores analisados na pesquisa qualitativa é possível identificar que a educação inclusiva, precisa ser reformulada.

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Publicado

2022-06-27

Como Citar

de Oliveira, D. R. (2022). A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DA FORMAÇÃO DOCENTE. Apae Ciência, 17(1), 20–27. https://doi.org/10.29327/216984.17.1-3

Edição

Seção

Artigos