ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA ESCOLA: ARTICULAÇÃO EDUCAÇÃO-SAÚDE

Autores

  • Fabiana da Silva Zuttin Cavalcante
  • Regina Célia Passos Ribeiro de Campos

Resumo

Com o advento da inclusão escolar nos últimos tempos, pesquisadores têm estudado o tema da deficiência, como forma de possibilitar o reconhecimento da diversidade humana e o desenvolvimento de estratégias para favorecer o processo inclusivo desse público. O objetivo deste trabalho foi compreender, entre estudos brasileiros sobre a deficiência física, localizados em um Portal on-line sobre Inclusão Escolar, como são propostas pelos pesquisadores as articulações entre Educação e Saúde. Os dados foram coletados pela revisão narrativa das 68 pesquisas do Portal, que contemplaram a temática da deficiência física. A partir da análise de conteúdo, os resultados demonstraram que pouco se tem pesquisado sobre a deficiência física nessa interface Educação e Saúde e somente 7,5% focalizaram esse público. As conclusões apontaram para a urgência de ampliar esse universo, com pesquisas direcionadas à deficiência física e contribuir para a articulação entre os dois campos de conhecimento - a Educação e a Saúde.

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Publicado

2020-09-03

Como Citar

da Silva Zuttin Cavalcante, F., & Célia Passos Ribeiro de Campos, R. (2020). ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA ESCOLA: ARTICULAÇÃO EDUCAÇÃO-SAÚDE. Apae Ciência, 13(1). Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/172

Edição

Seção

Artigos