IMPACTOS DA COVID-19 EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: REFLEXÕES ACERCA DA TRANSVERSALIDADE ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.16.1-6Palavras-chave:
Inclusão, Deficiência, Saúde, Educação, Covid-19Resumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os principais impactos existentes nas áreas de saúde e educação de pessoas com deficiência diante da pandemia da Covid-19. Busca-se, pelas reflexões, propor debates sobre segregação das minorias que se tornaram ainda mais latentes, dada a situação que atinge à população como um todo. A metodologia empregada foi qualitativa-teórica, sem representatividade numérica com caráter bibliográfico-fenomenológico. Discute-se, a priori, a concepção de deficiência sob o olhar do modelo social-antropológico, que se difere do modelo biomédico para melhor compreender os fatores mencionados. Após isso, é apresentado um subtema, explorando a saúde da pessoa com deficiência durante a pandemia e os entraves existentes para o acesso aos serviços populacionais. Em seguida, a reflexão é pautada no contexto educacional com os desafios e possibilidades para atender a esse público, mesmo diante das novas tecnologias empregadas. É plausível concluir que os resultados, mediante às considerações apresentadas, direcionam a pensar que existe um longo caminho a ser percorrido e que, de forma transversal, perpassa pelas políticas públicas da saúde e da educação, com a finalidade de contemplar as necessidades específicas das pessoas em situação de deficiência durante a pandemia e posterior a ela.
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