OS IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA: IDENTIFICANDO NECESSIDADES E AUXILIANDO O PROFESSOR

Autores

  • José Eduardo Vendramini
  • Helen Cazani Maciel
  • Priscila Foger Marques Penna

DOI:

https://doi.org/10.29327/216984.16.1-15

Palavras-chave:

Pandemia, Aprendizagem, Deficiência

Resumo

Este ensaio teórico tematiza a pandemia de COVID-19, que tem impactado a sociedade em um cenário global. Grandes prejuízos já são percebidos, entre outros, nos âmbitos econômico, social e educacional, porém, ainda não são mensuráveis. O impacto na educação escolar tem sido significativo. Para os educadores, surge o desafio de adequar e desenvolver o currículo, de forma remota, bem como promover o retorno gradual dos alunos para o modelo presencial. Este artigo tem como objetivo discorrer sobre os impactos de COVID-19 na aprendizagem do aluno com deficiência e a importância da capacitação dos professores nesse processo. Como metodologia, foram adotadas as pesquisas bibliográfica e documental, visando o levantamento de questões e considerações sobre o tema. As reflexões estão organizadas em três momentos: no primeiro, será apresentado o avanço da COVID-19 como pandemia no contexto mundial; no segundo, serão analisados os impactos da pandemia na aprendizagem do aluno com deficiência e, no terceiro, será evidenciada a importância da formação continuada dos professores durante a pandemia.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Como Citar

Eduardo Vendramini, J., Cazani Maciel, H., & Foger Marques Penna, P. (2021). OS IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA: IDENTIFICANDO NECESSIDADES E AUXILIANDO O PROFESSOR. Apae Ciência, 16(2), 170–181. https://doi.org/10.29327/216984.16.1-15