OS IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA: IDENTIFICANDO NECESSIDADES E AUXILIANDO O PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.16.1-15Palavras-chave:
Pandemia, Aprendizagem, DeficiênciaResumo
Este ensaio teórico tematiza a pandemia de COVID-19, que tem impactado a sociedade em um cenário global. Grandes prejuízos já são percebidos, entre outros, nos âmbitos econômico, social e educacional, porém, ainda não são mensuráveis. O impacto na educação escolar tem sido significativo. Para os educadores, surge o desafio de adequar e desenvolver o currículo, de forma remota, bem como promover o retorno gradual dos alunos para o modelo presencial. Este artigo tem como objetivo discorrer sobre os impactos de COVID-19 na aprendizagem do aluno com deficiência e a importância da capacitação dos professores nesse processo. Como metodologia, foram adotadas as pesquisas bibliográfica e documental, visando o levantamento de questões e considerações sobre o tema. As reflexões estão organizadas em três momentos: no primeiro, será apresentado o avanço da COVID-19 como pandemia no contexto mundial; no segundo, serão analisados os impactos da pandemia na aprendizagem do aluno com deficiência e, no terceiro, será evidenciada a importância da formação continuada dos professores durante a pandemia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Apae Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.