O CURRÍCULO PAULISTA E O CURRÍCULO FUNCIONAL

ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O ATENDIMENTO AO PÚBLICO-ALVO DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Flavia Catanante

DOI:

https://doi.org/10.29327/216984.17.2-8

Palavras-chave:

BNCC, Currículo Paulista, Currículo Funcional

Resumo

A finalidade do presente trabalho foi buscar, na bibliografia existente, o alicerce teórico para nortear às adaptações do Currículo Funcional ao Currículo Paulista e atender as necessidades do PAEE (público-alvo da educação especial) no estado de São Paulo. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, sob uma abordagem qualitativa. O Currículo Paulista foi homologado em 2019, passando a ser obrigatória a sua implementação em todas as instituições escolares vinculadas ao Sistema de Ensino do estado de São Paulo. As escolas especiais mantidas pelas APAEs utilizam o Currículo Funcional, construído a partir da necessidade do aluno, considerando as suas potencialidades, cultura familiar, objetivos de vida e desejos. Como resultado, percebemos que não há bibliografia específica para um suporte teórico. O caminho para a concretização do fato é o estudo do novo documento e a realização das adaptações para a aplicação pelo Currículo Funcional, coordenado pelas equipes gestoras das escolas da rede APAE, que compartilham saberes e constrói conhecimentos, no sentido de incorporar o Currículo Paulista, sem perder as características do Currículo Funcional, instrumento imprescindível para a efetivação das adaptações essenciais, previstas em lei.

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

Catanante, F. . (2022). O CURRÍCULO PAULISTA E O CURRÍCULO FUNCIONAL: ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O ATENDIMENTO AO PÚBLICO-ALVO DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Apae Ciência, 18(2), 54–60. https://doi.org/10.29327/216984.17.2-8

Edição

Seção

Artigos