EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LAZER NA VISÃO DOS ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL E PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

  • Suzana Alves Nogueira Universidade Federal da Bahia
  • Miguel Angel Garcia Bordas Universidade Federal da Bahia

Resumo

Esta pesquisa trata de uma investigação no âmbito da educação na perspectiva do lazer para as pessoas com deficiência intelectual inseridas numa instituição de ensino especializado. O estudo tem como objetivo compreender e analisar as concepções da educação na perspectiva do lazer na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Feira de Santana (APAE) a partir da visão dos alunos com deficiência intelectual e dos professores. Como opção teórica metodológica a pesquisa caracteriza-se em um estudo de campo, de caráter descritivo e abordagem qualitativa. Através da análise do conteúdo das entrevistas realizadas com os alunos e professores ficou evidenciado que a concepção desses atores sociais da APAE acerca da educação na perspectiva do lazer limita-se às aulas de educação física desenvolvidas na instituição e a eventos isolados de datas comemorativas. Diante desse contexto, as reflexões existentes nesse estudo versam acerca de evidências mencionando que as atividades de lazer devem atender o ser humano na sua totalidade, a partir de uma relação com os aspectos motores, cognitivos e sócio-afetivos que podem ser alcançados com as atividades de lazer.

Palavras-Chave: Educação especial. Deficiente intelectual. Lazer

 

Biografia do Autor

Suzana Alves Nogueira, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em educação (UFBA), Mestre em Educação (UFBA); Especialista em Educação Especial (UEFS); Licenciada em Educação Física (UEFS). Membro do Núcleo de Educação Física e Esporte Adaptado (NEFEA); Colaboradora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Feira de Santana, Bahia.

Miguel Angel Garcia Bordas, Universidade Federal da Bahia

Professor Associado da FACED/UFBA, Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha), Pós-doutor em sociosemiótica na Universidade Autonoma de Barcelona

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Publicado

2013-08-30

Como Citar

Nogueira, S. A., & Bordas, M. A. G. (2013). EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LAZER NA VISÃO DOS ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL E PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Apae Ciência, 2(2). Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/38

Edição

Seção

Artigos