EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LAZER NA VISÃO DOS ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL E PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Resumo
Esta pesquisa trata de uma investigação no âmbito da educação na perspectiva do lazer para as pessoas com deficiência intelectual inseridas numa instituição de ensino especializado. O estudo tem como objetivo compreender e analisar as concepções da educação na perspectiva do lazer na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Feira de Santana (APAE) a partir da visão dos alunos com deficiência intelectual e dos professores. Como opção teórica metodológica a pesquisa caracteriza-se em um estudo de campo, de caráter descritivo e abordagem qualitativa. Através da análise do conteúdo das entrevistas realizadas com os alunos e professores ficou evidenciado que a concepção desses atores sociais da APAE acerca da educação na perspectiva do lazer limita-se às aulas de educação física desenvolvidas na instituição e a eventos isolados de datas comemorativas. Diante desse contexto, as reflexões existentes nesse estudo versam acerca de evidências mencionando que as atividades de lazer devem atender o ser humano na sua totalidade, a partir de uma relação com os aspectos motores, cognitivos e sócio-afetivos que podem ser alcançados com as atividades de lazer.
Palavras-Chave: Educação especial. Deficiente intelectual. Lazer
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.