A RELAÇÃO ENTRE A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DO ESPORTE E A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE) DE ARAPIRACA/ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.21.1-3Palavras-chave:
Inclusão. Esporte. Serviço Social. Deficiência. APAE.Resumo
O presente artigo é resultante do processo formativo de Estágio Obrigatório Supervisionado em Serviço Social realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionas (APAE) de Arapiraca/Alagoas. Objetiva abordar a relação entre a inclusão das pessoas com deficiência através do esporte, a partir do projeto “APAExonados pelo ASA” (Agremiação Sportiva Arapiraquense), desenvolvido pelo setor de Serviço Social da instituição, demonstrando dessa forma, a potencialidade da atuação desses/as profissionais em instituições de Terceiro Setor. A primeira seção aborda a importância do acesso aos direitos sociais, o que inclui o acesso ao esporte, enquanto possibilidade de enfrentamento à luta anticapacitista. Já a segunda seção trata sobre a atuação do Serviço Social na APAE de Arapiraca frente à necessidade de inclusão das pessoas com deficiência numa sociedade que impõe diversas barreiras. A partir disso, o Projeto “APAExonados pelo ASA” será apresentado, enquanto uma proposta de parceria para envolvimento dos/as usuários/as da instituição para além dos muros apaeanos com ações educativas, de esporte e lazer. O artigo foi construído criticamente com embasamento teórico e legal a partir de pesquisa bibliográfica e documental, que demonstram a relevância social de tais reflexões, já que estas contribuem para a concretização da missão institucional de promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thalita da Silva Messias, Viviane Mello Lima, Flávia Augusta Santos de Melo Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.