A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO AMBIENTE EDUCACIONAL

UM OLHAR PARA A APRENDIZAGEM

Autores

  • Vanderlúcia Felix Amorim Silva APAE

Palavras-chave:

Capacitação de Professores, Educação Especial, Direitos Civis

Resumo

Este estudo se refere à realidade escolar pública das pessoas com deficiência física, intelectual, múltiplas e altas habilidades, no qual a capacitação dos professores, a participação do psicólogo escolar/educacional e os métodos didáticos tidos na escola são de extrema importância na aprendizagem deles, além da estrutura física de ensino, que deve estabelecer facilidade para a transição desses alunos na instituição escolar. Ressaltamos a diferença do que é inclusão social e escolar e os seus paradigmas no processo de ensino e aprendizagem, principalmente na rede pública, no qual a carência é maior e que os docentes têm pouco acesso aos recursos didáticos apropriados para essas crianças, fazendo-nos focar nas leis estabelecidas pelos órgãos reconhecidos no nosso país em prol do direito das pessoas com deficiência escolar. O artigo também considera como objeto prioritário de investigação, a avaliação das condições reais de inclusão que são oferecidas nas escolas, assim como os direitos legais da implementação do acesso a esses discentes. O presente artigo apresenta uma breve discussão sobre o processo de implantação da Educação Inclusiva no Brasil, analisando o papel da Educação Especial no âmbito dessa política.

Biografia do Autor

Vanderlúcia Felix Amorim Silva, APAE

Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Maurício de Nassau de Maceió, Brasil(2016) Psicóloga da Escola de Governo de Alagoas, Brasil

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Publicado

2023-06-28

Como Citar

Felix Amorim Silva, V. (2023). A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO AMBIENTE EDUCACIONAL: UM OLHAR PARA A APRENDIZAGEM. Apae Ciência, 19(1), 63–73. Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/391

Edição

Seção

Artigos