EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA EM PARCERIA COM O SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS, IDOSAS E SUAS FAMÍLIAS NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM PROCESSO DE ENVELHECIMENTO.

Autores

  • Adriana Daiana Oliveira Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.29327/216984.21.1-5

Resumo

Resumo: A parceria entre Educação ao Longo da Vida e o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiências, Idosas e Suas Famílias desempenha um papel crucial na promoção da inclusão, no fortalecimento de habilidades e no apoio a famílias. Este artigo é um relato de experiência do serviço socioassistencial desenvolvido pela APAE de Irani-SC, que explora a importância de promover a habilitação e reabilitação no campo da assistência social para pessoas com deficiência intelectual em processo de envelhecimento e como a colaboração entre a educação e os serviços de proteção social especial pode enriquecer suas vidas. A cooperação entre essas duas áreas permite uma abordagem personalizada para atender às necessidades específicas de cada indivíduo. Além disso, a troca de conhecimentos entre profissionais da educação e assistência social pode levar a estratégias mais eficazes para melhorar a inclusão, a aprendizagem e o desenvolvimento.

Palavras chave: Serviço de Proteção Social Especial. Educação ao Longo da Vida. Deficiência Intelectual. Envelhecimento

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

Oliveira, A. D. (2024). EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA EM PARCERIA COM O SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS, IDOSAS E SUAS FAMÍLIAS NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM PROCESSO DE ENVELHECIMENTO. Apae Ciência, 21(1), 46–51. https://doi.org/10.29327/216984.21.1-5

Edição

Seção

Artigos