ORIENTAÇÃO SEXUAL PARA PAIS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • José Andrade Costa Filho UEPB
  • Luan de Sousa Balbino UEPB
  • Izabela Cristina Alves Soares Sá UEPB

Palavras-chave:

Sexualidade, Pais, Pessoa com Deficiência, Orientação sexual

Resumo

A literatura científica registra a sexualidade de forma ampla, difusa e histórica, uma vez que ela se manifesta em sua dimensão total, abarcando as esferas: biológica, psicológica e social. Nessa perspectiva, a sexualidade não se limita ao prazer sexual, mas se manifesta sobretudo através do toque e em todas as formas de expressão de afeto. Ao abordar esse tema, percebe-se que o exercício do papel sexual e afetivo da pessoa com deficiência é negligenciado ou esquecido, em detrimento de mitos e preconceitos produzidos pela cultura e transmitidos principalmente pela família, erguendo barreiras atitudinais e impedindo a vivência íntegra dessas pessoas. Nesse sentido, este trabalho classifica-se como estudo descritivo, com o modelo de relato de experiência, vivenciado por um grupo de estudantes de psicologia da Universidade Estadual da Paraíba, no projeto de extensão Orientação Sexual para Pais de Pessoas com Deficiência, financiado pela UEPB na cota 2022/23. As intervenções realizadas tiveram como objetivo geral orientar os responsáveis de PcD´s no que concerne a dimensão da sexualidade, bem como a produção de estratégias ao abordar esse assunto no contexto familiar. Por sua vez, o público-alvo das ações concentrou-se na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campina Grande, Paraíba – APAE CG. A metodologia foi pensada sob um viés de acolhimento e executada através de 7 rodas de conversa, com temáticas e dinâmicas semi-estruturadas, que ganharam forma a partir das demandas relatadas pelos participantes. Através desse trabalho foi possível promover o entendimento dos pais sobre a sexualidade.

Biografia do Autor

Luan de Sousa Balbino, UEPB

Graduando em Psicologia na Universidade Estadual da Paraíba. Bolsista no projeto de extensão "Orientação sexual para pais de pessoas com deficiência". Extensionista voluntário nos projetos "Escuta em sala virtual para acolhimento à urgências subjetivas" e "Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita". Participação voluntária no projeto de iniciação científica "Saúde do Trabalhador: realidade do trabalho dos/as entregadores e entregadoras de plataforma digitais em Campina Grande/PB". Aluno cadastrado no Núcleo de Estudos em Psicanálise na Saúde, Educação e Artes - NEPSEA. Secretário do centro acadêmico de Psicologia na gestão 2022/23. Participou de um estágio extracurricular no Instituto de Educação e Assistência aos Cegos do Nordeste (2022). Foi voluntário como assessor de comunicação na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Campina Grande. Participou da extensão "APAE Campina Grande - uma gestão da comunicação organizacional" (2021). Pós-júnior da Transformare - empresa júnior de psicologia da UEPB -, passando pelos cargos de consultor, gerente e diretor do departamento de marketing (08/2020 - 12/2021). Realizou treinamentos de inteligência emocional para o Movimento Empresa Júnior - MEJ (2021). Foi integrante do time de comunicação do Encontro Regional de Empresas Juniores do Estado da Paraíba - NEGO 21 (2021). Nesse sentido, possui interesse nas áreas de atuação: Psicologia clínica e Psicologia organizacional e do trabalho.

Izabela Cristina Alves Soares Sá, UEPB

Graduanda do curso de Psicologia no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (Campus I - Campina Grande/PB) da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Atuou como bolsista no Programa de Educação para Saúde pelo Trabalho (PET-Saúde) na gestão da Rede de Atenção às pessoas com doenças crônicas do município de Campina Grande - PB (2022 - 2023). Participou como extencionista voluntária do projeto Orientação Sexual para pais de pessoas com deficiência, desenvolvido na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Campina Grande- PB com enfoque na educação sexual dos genitores (2022). É membro do educativo do Museu de Arte Popular da Paraíba - MAPP, com foco na facilitação da informação, cultura e acolhimento do público que visita o museu (2023). Atualmente, está vinculada ao Programa Institucional de Bolsas em Iniciação Científica (PIBIC), desenvolvendo um estudo acerca do Trabalho no sistema prisional e a incidência de suicídio entre policiais penais (2023).

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

Costa Filho, J. A., de Sousa Balbino, L., & Alves Soares Sá, I. C. (2024). ORIENTAÇÃO SEXUAL PARA PAIS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Apae Ciência, 21(1), 110–115. Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/406

Edição

Seção

Artigos