ORIENTAÇÃO SEXUAL PARA PAIS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.21.1-12Palavras-chave:
Sexualidade, Pais, Pessoa com Deficiência, Orientação sexualResumo
A literatura científica registra a sexualidade de forma ampla, difusa e histórica, uma vez que ela se manifesta em sua dimensão total, abarcando as esferas: biológica, psicológica e social. Nessa perspectiva, a sexualidade não se limita ao prazer sexual, mas se manifesta sobretudo através do toque e em todas as formas de expressão de afeto. Ao abordar esse tema, percebe-se que o exercício do papel sexual e afetivo da pessoa com deficiência é negligenciado ou esquecido, em detrimento de mitos e preconceitos produzidos pela cultura e transmitidos principalmente pela família, erguendo barreiras atitudinais e impedindo a vivência íntegra dessas pessoas. Nesse sentido, este trabalho classifica-se como estudo descritivo, com o modelo de relato de experiência, vivenciado por um grupo de estudantes de psicologia da Universidade Estadual da Paraíba, no projeto de extensão Orientação Sexual para Pais de Pessoas com Deficiência, financiado pela UEPB na cota 2022/23. As intervenções realizadas tiveram como objetivo geral orientar os responsáveis de PcD´s no que concerne a dimensão da sexualidade, bem como a produção de estratégias ao abordar esse assunto no contexto familiar. Por sua vez, o público-alvo das ações concentrou-se na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campina Grande, Paraíba – APAE CG. A metodologia foi pensada sob um viés de acolhimento e executada através de 7 rodas de conversa, com temáticas e dinâmicas semi-estruturadas, que ganharam forma a partir das demandas relatadas pelos participantes. Através desse trabalho foi possível promover o entendimento dos pais sobre a sexualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Andrade Costa Filho, Luan de Sousa Balbino, Izabela Cristina Alves Soares Sá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.