O BOI-DE-MAMÃO
Cultura popular também é escolar
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.21.1-7Palavras-chave:
Cultura popular, ludicidade, AprendizagemResumo
O presente trabalho aborda o tema da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem em turmas de AEE (Atendimento Educacional Especializado) de APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), trazendo a brincadeira Boi-de-mamão culturalmente conhecida e popular no estado de Santa Catarina. O objetivo deste trabalho é conhecer a manifestação Boi-de-mamão. Ademais, propiciar a aquisição cultural, através de dança, músicas, brincadeiras e teatro; desenvolver o interesse pelas diversas formas de expressão (Brincadeira, dança, música e dramatização) e envolver os educandos em atividades lúdicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza básica e com objetivo descritivo e reflexivo, bibliográfica, tendo como principais referenciais teóricos Freire (2011); Velloso (2019), Banca (2020), Leal et al., (2021) e Locatelli & Fantin (2023). Como resultado, podemos observar que trazer a cultura local para o processo de ensino e aprendizagem é de fundamental importância pois dialoga ludicidade, identidade, educação e cultura popular.
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