AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS DO PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE
UM RELATO DA APAE DE ARARANGUÁ
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.20.2-15Palavras-chave:
Psicomotricidade, Estimulação precoce, Educação infantilResumo
A psicomotricidade é uma área do conhecimento que busca realizar intervenções voltadas ao movimento do corpo, favorecendo o desenvolvimento dos aspectos físicos, mentais, afetivo-emocionais, socioculturais, contribuindo para o processo de aprendizagem da criança. Na presença de algum atraso global do desenvolvimento, a educação psicomotora é ainda mais indispensável, pois assegura a estimulação de todos esses aspectos, levando a criança a tomar consciência de seu próprio corpo, da lateralidade, adquirindo a capacidade para situar-se no espaço, para dominar o tempo, auxilia na coordenação de seus gestos e possibilita o controle de suas ações motoras. Deste modo, este trabalho tem como objetivo fazer um relato sobre a implementação do serviço de psicomotricidade na APAE de Araranguá, refletindo sobre as contribuições das práticas realizadas para o desenvolvimento integral das crianças atendidas no Programa de Estimulação Precoce. Para tanto, o relato de experiência, contempla algumas considerações sobre os critérios necessários para a criança frequentar o Programa de Estimulação Precoce, a organização e estrutura dos atendimentos, os materiais utilizados e o espaço físico onde acontecem as atividades relativas ao Serviço de psicomotricidade, além de uma reflexão teórica sobre o tema. Como resultados é possível afirmar que ações realizadas no serviço demandaram um processo de avaliação, que auxiliou tanto na identificação e acompanhamento das condições específicas de cada educando, bem como para nortear as atividades e práticas a serem desenvolvidas. Seguindo esse processo, a psicomotricidade exerce um papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças que apresentam algum atraso no desenvolvimento.
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