REAÇÃO FAMILIAR DIANTE DO NASCIMENTO DE FILHO(AS) COM DEFICIÊNCIA VISUAL
CONTRIBUIÇÕES PSICANALÍTICAS
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.21.1-8Palavras-chave:
Deficiência visual, Luto, Narcisismo, PsicanáliseResumo
O estudo da relação entre pais/mães e filhos com deficiência, por meio da teoria psicanalítica, destaca dois conceitos fundamentais, o de narcisismo e o de luto, que podem ser utilizados como ferramentas na compreensão da criação e do desenvolvimento da criança. Este artigo busca compreender a importância dos sentimentos e das fantasias de pais/mães de crianças com deficiência visual. Foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória a partir de entrevistas semiestruturadas com quatro famílias, selecionadas por meio da técnica Snowball. Os dados foram analisados a partir da contribuição de Bardin. Discutiu-se resultados parciais, a partir das categorias de luto e de reinvenção narcísica. O resultado parcial evidencia a coexistência do luto com a luta pela inserção da criança no meio social, propiciada pela reinvenção narcísica dos pais com a ajuda de tecnologias que proporcionam recursos de acessibilidade, além do estabelecimento de um grupo social de apoio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Larissa Pereira Gonçalves, Patricia Porchat Pereira da Silva Knudsen

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.