REAÇÃO FAMILIAR DIANTE DO NASCIMENTO DE FILHO(AS) COM DEFICIÊNCIA VISUAL

CONTRIBUIÇÕES PSICANALÍTICAS

Autores

  • Larissa Pereira Gonçalves
  • Patricia Porchat Pereira da Silva Knudsen UNESP

Palavras-chave:

Deficiência visual, Luto, Narcisismo, Psicanálise

Resumo

O estudo da relação entre pais/mães e filhos com deficiência, por meio da teoria psicanalítica, destaca dois conceitos fundamentais, o de narcisismo e o de luto, que podem ser utilizados como ferramentas na compreensão da criação e do desenvolvimento da criança. Este artigo busca compreender a importância dos sentimentos e das fantasias de pais/mães de crianças com deficiência visual. Foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória a partir de entrevistas semiestruturadas com quatro famílias, selecionadas por meio da técnica Snowball. Os dados foram analisados a partir da contribuição de Bardin. Discutiu-se resultados parciais, a partir das categorias de luto e de reinvenção narcísica. O resultado parcial evidencia a coexistência do luto com a luta pela inserção da criança no meio social, propiciada pela reinvenção narcísica dos pais com a ajuda de tecnologias que proporcionam recursos de acessibilidade, além do estabelecimento de um grupo social de apoio.

Biografia do Autor

Patricia Porchat Pereira da Silva Knudsen, UNESP

Professora do curso de Psicologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru). Titular da "Chaire genre" 2022, oferecida pelo GIS Institut du Genre em parceria com a Université Paris Cité. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual da UNESP/Araraquara e professora do Programa. de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da UNESP/Bauru . Pós-doutorado na Université Paris Diderot. Graduação em Psicologia pela PUC de São Paulo (1987), mestrado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP (2001) e doutorado em Psicologia Clínica pelo IPUSP (2007). Líder do grupo de pesquisa "Psicanálise: Clínica, Teoria e Cultura" da UNESP, pesquisadora do Núcleo de Direitos Humanos e Saúde da População LGBT (NUDHES), do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Vice-coordenadora do GT Psicologia e Estudos de Gênero da ANPEPP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Teoria Psicanalítica, em Epistemologia da Psicanálise e em Estudos de Gênero. É autora do livro Freud e o teste de realidade (2005), pela Casa do Psicólogo/Fapesp e do livro Psicanálise e Transexualismo:Desconstruindo Gêneros e Patologias com Judith Butler (2014), pela Ed. Juruá. Co-organizadora do livro Psicanálise e Gênero: Narrativas feministas e queer no Brasil e na Argentina (2018), pela Ed. Calligraphie. 

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

Pereira Gonçalves, L., & Porchat Pereira da Silva Knudsen, P. (2024). REAÇÃO FAMILIAR DIANTE DO NASCIMENTO DE FILHO(AS) COM DEFICIÊNCIA VISUAL: CONTRIBUIÇÕES PSICANALÍTICAS. Apae Ciência, 21(1), 73–81. Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/419

Edição

Seção

Artigos