A cultura corporal na Educação Física Escolar e os benefícios para estudantes na Escola de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial - APAE

Autores

  • Benedita Lurdes Da Silva Unicentro

Resumo

Este artigo tem o objetivo de explorar a prática corporal, na perspectiva do Currículo Cultural, nas aulas de Educação Física em uma Escola de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial - APAE da cidade de Prudentópolis/PR. A cultura corporal diz respeito à relação entre o corpo e o contexto sociocultural em que está inserido (Neira, 2018). Por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016), foi possível observar as propostas realizadas a partir desta perspectiva na escola selecionada, as especificidades de cada estudante que nela estuda e como esta beneficiou estes estudantes. A pesquisa concluiu que possibilitar aos estudantes com necessidades de suporte adaptativo especial que conheçam seus corpos e se relacionem com seu repertório sociocultural contribui para que estes adquiram autonomia e protagonismo nas práticas corporais de movimento.

 

Palavras-chave: Escola Especializada; Educação Física Escolar; Cultura Corporal.

Downloads

Publicado

2025-05-26

Como Citar

Da Silva, B. L. (2025). A cultura corporal na Educação Física Escolar e os benefícios para estudantes na Escola de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial - APAE . Apae Ciência, 22(2), 92–108. Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/428

Edição

Seção

Artigos